PC irá digitalizar documentos do Serviço de Pesquisa e Informação
Publicação:
A Polícia Civil irá digitalizar os documentos do setor de Serviço de Pesquisa e Informação (SPI) do Departamento Estadual de Informática Policial (DINP). O local é responsável pelo cadastro de mandado de prisão, revogação de mandado e movimentação de presos da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), expedição de atestados e certidões de antecedentes para fins de viagens ou empregos.
Há um projeto inédito em andamento que agilizará todo o trabalho da Polícia Civil. O projeto prevê a digitalização e posterior filmagem dos documentos. Hoje a legislação ainda não aceita informações digitalizadas como provas, por isto a necessidade de filmar a digitalização dos documentos. Este trabalho já está sendo implantado pelo Serviço de Microfilmagem e Armazenamento de Dados. Atualmente os documentos são microfilmados.
Segundo o chefe do SPI, comissário Flávio Basques Rodrigues, a equipe é composta por 13 servidores. Ele salienta que “é responsabilidade do setor que as informações sejam rigorosamente corretas, caso contrário pessoas inocentes podem ser presas indevidamente, ou condenados pela Justiça, não sejam presos”. Todas as informações de mandados e de presos, bem como a correção de cadastro em inquéritos e ocorrências, são feitas pelo setor, revisadas, catalogadas e colocadas em rede. De acordo com o comissário, passam pelo SPI mais de 13 mil documentos por mês, sendo cerca de 6 mil somente de movimentação de presos.
O SPI/DINP funciona no andar térreo do Palácio da Polícia, na Avenida João Pessoa, nº 2050, em Porto Alegre, das 8h às 18h30min. A solicitação de documentos deve ser feita diretamente pelo interessado ou por seu advogado.