Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Virtude: RS reforça ações de combate a violência contra idosos

Força-tarefa percorreu mais de 90 municípios gaúchos durante o mês de outubro

Publicação:

A foto mostra ações durante a operação
Ao todo, foram feitas 817 denúncias, que resultaram em 1.468 atendimentos de vítimas - Foto: Divulgação/PC

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por intermédio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, deflagrou a Operação Virtude com foco no combate aos crimes de violência contra idosos no Estado. A operação, realizada em todo o território nacional, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, percorreu 91 municípios gaúchos, entre os dias 2 e 31 de outubro.

A Operação Virtude demonstra o compromisso das autoridades de proteger os direitos dos idosos e combater o abuso e a negligência. Durante todo o mês, foram realizadas ações educativas, como palestras informativas e visitas a instituições e abrigos, além de cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, na capital e no interior, e inúmeras fiscalizações de denúncias e de medidas protetivas de urgência.

Ao todo, foram feitas 817 denúncias, que resultaram em 1.468 atendimentos de vítimas, 12 resgates de pessoas e 8 prisões. Também foram realizadas 2.403 diligências pela Polícia Civil, com o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão. O Corpo de Bombeiros Militar efetuou 523 atendimentos pré-hospitalares e salvamentos, com 9 vistorias técnicas.

A titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre e coordenadora da operação no RS, delegada Ana Luiza Caruso, destacou as iniciativas de proteção ao idoso que estão sendo realizadas em todo o estado.

“A Operação Virtude foi de grande importância, com a adesão dos municípios que atuaram no combate à criminalidade contra a pessoa idosa. Representa a preocupação dos órgãos de segurança com a vida e o bem-estar dos idosos. Ficamos satisfeitos pelo número de delegacias que aderiram a esse projeto. Tivemos prisões em flagrante, mandados de busca, drogas apreendidas, além pessoas resgatadas de situações consideradas desumanas e de maus-tratos. Contamos com uma equipe de reforço no interior, que colaborou com o resgate dessas pessoas”, salienta a delegada.

Com o efetivo de 265 policiais, também foram realizadas 44 ações educativas, que beneficiaram 17 mil pessoas, com orientações sobre canais de acionamento para ajuda e formas de proteção, prevenção e repressão da violência contra a pessoa idosa. “São inúmeros golpes contra os idosos, de todas as formas. O alerta e as informações fazem com que essas pessoas busquem os seus direitos”, finaliza Ana Luiza Caruso.

 Denúncias

Os órgãos de segurança verificam denúncias oriundas de qualquer tipo de meio, especialmente do Disque-Denúncia 181, do telefone 197, da Polícia Civil, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

 

Texto: Anelize Sampaio/ SSP

Secretaria da Segurança Pública