Operação La Plata apreende cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico de drogas
Ação também resultou na prisão em flagrante de dupla de argentinos por lavagem de dinheiro
Publicação:

A Polícia Civil deflagrou, em Porto Alegre, a Operação La Plata e apreendeu cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico de drogas. Conduzida na última sexta-feira (24) pela 1ª DIN do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), a operação também resultou na prisão de uma dupla de argentinos.
O dinheiro apreendido estava escondido em um compartimento oculto no porta-malas de um veículo que tinha como destino o Paraguai. No interior do automóvel, foram encontrados 450 mil reais em moeda nacional, 2 mil dólares, 35 mil pesos argentinos, 1.000 pesos uruguaios e 100 mil guaranis. O motorista e o passageiro, ambos argentinos, foram presos em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro.
O automóvel foi localizado em uma oficina, já em processo de desmontagem de peças. Além do dinheiro em espécie, também foram apreendidos o veículo (avaliado em mais de 200 mil reais) e telefones celulares.
A investigação, conduzida pelos delegados Gabriel Borges e Guilherme Dill, teve início há 30 dias e constatou que, semanalmente, um veículo era conduzido até o Paraguai para transportar o dinheiro oriundo da venda de entorpecentes na zona sul de Porto Alegre. Os valores eram arrecadados no bairro Teresópolis e posteriormente levados até o país vizinho, o que evidencia a natureza transnacional do tráfico de drogas. Segundo a investigação, a remessa mensal era em torno de 2 milhões de reais.
A ação integra a estratégia da Polícia Civil de descapitalizar as organizações criminosas e intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros do grupo criminoso.
