Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação La Plata apreende cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico de drogas

Ação também resultou na prisão em flagrante de dupla de argentinos por lavagem de dinheiro

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 25 at 05 54 50
Dinheiro escondido em veículo tinha como destino o Paraguai. - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, em Porto Alegre, a Operação La Plata e apreendeu cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico de drogas. Conduzida na última sexta-feira (24) pela 1ª DIN do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), a operação também resultou na prisão de uma dupla de argentinos.

O dinheiro apreendido estava escondido em um compartimento oculto no porta-malas de um veículo que tinha como destino o Paraguai. No interior do automóvel, foram encontrados 450 mil reais em moeda nacional, 2 mil dólares, 35 mil pesos argentinos, 1.000 pesos uruguaios e 100 mil guaranis. O motorista e o passageiro, ambos argentinos, foram presos em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro.

O automóvel foi localizado em uma oficina, já em processo de desmontagem de peças. Além do dinheiro em espécie, também foram apreendidos o veículo (avaliado em mais de 200 mil reais) e telefones celulares.

A investigação, conduzida pelos delegados Gabriel Borges e Guilherme Dill, teve início há 30 dias e constatou que, semanalmente, um veículo era conduzido até o Paraguai para transportar o dinheiro oriundo da venda de entorpecentes na zona sul de Porto Alegre. Os valores eram arrecadados no bairro Teresópolis e posteriormente levados até o país vizinho, o que evidencia a natureza transnacional do tráfico de drogas. Segundo a investigação, a remessa mensal era em torno de 2 milhões de reais.

A ação integra a estratégia da Polícia Civil de descapitalizar as organizações criminosas e intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros do grupo criminoso.

WhatsApp Image 2023 03 25 at 05 54 50 (1)
Foram apreendidos 450 mil reais em moeda nacional, além de dólares, pesos argentinos, pesos uruguaios e guaranis. - Foto: Divulgação/Polícia Civil
Secretaria da Segurança Pública