Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação La Paraguaya combate organização ligada ao tráfico de drogas

Até o momento, 17 pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos

Publicação:

Quatro carros, um deles uma BMW
Quatro carros foram apreendidos durante a operação - Foto: DCS/Polícia Civil - RS

A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (6/2), por meio da 3ª DIN/Denarc, a operação La Paraguaya para cumprir 18 mandados de prisão preventiva, sendo dois de prisão temporária. Os suspeitos são ligados a uma organização criminosa, responsável pelo tráfico de maconha no Rio Grande do Sul. Os entorpecentes eram recebidos em cidades fronteiriças no Mato Grosso do Sul e Paraná e distribuídos pela organização para outros grupos do Estado. 

WhatsApp Image 2026 02 06 at 06 23 54 (1)
Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária. - Foto: DCS/Polícia Civil - RS

As ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre, Portão, Canoas, Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo, Sapiranga, Parobé, Campo Bom e Osório, com a prisão de 17 pessoas e apreensão de quatro veículos. 

A investigação teve início em março de 2025, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 1,5 tonelada de maconha na BR-386 em Montenegro, e quatro indivíduos foram presos em flagrante. A droga estava acondicionada em caixas de papelão com o logotipo de uma conhecida plataforma de compra venda de produtos. Em outra ocorrência de apreensão de drogas, em Triunfo, a droga apreendida também estava em caixas de papelão, simulando embalagens de sites de compra e venda em um processo muito parecido com o identificado em Montenegro 

Os suspeitos 

Entre os investigados, destaca-se a participação de quatro indivíduos. O primeiro rompeu a tornozeleira e fugiu após ser beneficiado com prisão domiciliar humanitária. Ele organizou em 2017 um plano de fuga em massa no antigo Presídio Central por meio de um túnel localizado e destruído pela Polícia Civil. O segundo, atualmente com tornozeleira, é liderança do tráfico de drogas no Campo da Tuca, em Porto Alegre. O terceiro, preso em Santa Catarina, coordena um grupo criminoso da Zona Sul de Porto Alegre com vínculos com uma conhecida organização do Vale dos Sinos. O quarto, também preso, possui antecedentes por delitos patrimoniais e atualmente é uma das lideranças do tráfico de drogas em Sapucaia do Sul.

Duas policiais civis recebem a instrução da operação.
Ordens foram cumpridas na Capital, Portão, Canoas, Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo, Sapiranga, Parobé, Campo Bom e Osório. - Foto: DCS/Polícia Civil - RS
 

O diretor de Investigações do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Alencar Carraro, reafirma o compromisso para o desmantelamento, prisão e enfraquecendo de bases financeiras e logísticas das organizações criminosas no RS. “A operação de hoje é mais um recado para a organização criminosa com origem na Zona Leste da Capital de que o Denarc e a Polícia Civil estão atentos às ações criminosas gestadas e implementadas no Estado”. 

Secretaria da Segurança Pública