Operação Iter Criminis, da polícia civil, combate liderança de facção criminosa
Publicação:

Nesta segunda-feira, 24/02, a 1.ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – 1ªDPHPP/POA, deflagrou a Operação Iter Criminis no combate ao crime de homicídio, ocorrido em 30 de outubro de 2024 no bairro Conceição, em Porto Alegre. Até o momento cinco pessoas foram presas, foram apreendidos 30kg de drogas, três armas de fogo e dinheiro em espécie. São cumpridas 25 ordens judiciais.
Início da investigação
No dia 30 de outubro de 2024, por volta das 17 horas, três homens que estavam num veículo, o chamado “bonde”, efetuaram a execução de um indivíduo no Bairro Conceição, em Porto Alegre.
Todo o crime foi filmado e foi possível constatar que os executores efetuaram diversos de disparos de arma de fogo em direção à vítima, que veio a óbito. Outras duas pessoas que estavam nas proximidades também foram feridas.
O que mais chamou a atenção é que a vítima, ao perceber que seria alvejada, por estar perto da delegacia de polícia civil no momento do crime, tentou fugir para dentro do pátio do órgão público e pedir auxílio, mas o executor ainda assim atirou contra a vítima que veio a conseguir entrar no pátio da delegacia, mas em seguida caiu em óbito devido aos disparos que recebeu fora do órgão policial.
Conforme o Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP, Delegado de Polícia Mario Souza: “a operação de hoje é resultado de mais uma medida do protocolo das 7 medidas contra os homicídios”, afirmou Souza.
Conforme o Delegado Gabriel Borges, titular da 1 DPHPP/DHC/DHPP, o crime teve um grau de violência extremamente grave, o que motivou uma força tarefa ininterrupta para identificar todos os envolvidos e responsabilizar criminalmente cada um que participou desse delito.