Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação integrada da Segurança Pública realiza revista no Presídio de Alegrete após denúncia de explosivos na casa prisional

Publicação:

A operação foi desencadeada após mais de um mês de trabalho investigativo.
A operação foi desencadeada após mais de um mês de trabalho investigativo. - Foto: Polícia Civil
Por Caroline Paiva/Imprensa Susepe

Durante a manhã desta quinta-feira (26), diversas instituições da Segurança Pública do Estado realizaram um trabalho integrado para uma revista geral no Presídio Estadual de Alegrete. A operação foi desencadeada, após mais de um mês de trabalho investigativo, feito pela Divisão de Inteligência Penitenciária da Susepe, com relação a denúncias de que havia explosivos na casa prisional.

A ação iniciou às 7h, sendo concluída ao final desta manhã, e participam agentes penitenciários do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes), da 6ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen) e do próprio estabelecimento prisional. A operação contou, ainda, com o apoio da Polícia Civil (PC), do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros (CB) e da Guarda Municipal (GM).

Ao total, cerca de 90 agentes da Segurança Pública trabalharam na operação. As equipes da BM e GM apoiaram externamente, no isolamento das vias, bem como o Corpo de Bombeiros e ambulâncias. O Gaes realizou a contenção dos detentos e os servidores do GOE/PC prestaram apoio aéreo, com helicópteros, também nas revistas de celas, e cumprindo mandados de busca e apreensão.

A operação foi deflagrada, após averiguações de denúncias de que haviam armas e explosivos no interior da casa prisional . A investigação daria conta de que os presos planejariam uma fuga com os artefatos. O objetivo foi buscar e apreender estes possíveis materiais ilícitos que poderiam estar em poder dos apenados, e seguir na manutenção da ordem e da disciplina.

De acordo com o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe (DSEP), Ângelo Carneiro, a operação vai ao encontro da necessidade de integração entre as forças de Segurança Pública do Estado. O DSEP é o departamento responsável pela coordenação de todas as operações de revista no interior das casas prisionais do Estado, de forma planejada e sistêmica.

Secretaria da Segurança Pública