Operação Hunter é deflagrada pela Polícia Civil
Publicação:
Na manhã desta quinta-feira, dia 12/12/2024, investigadores da 1.ª Delegacia de Polícia de Gravataí, sob a coordenação do Delegado Eduardo Amaral, deflagraram a Operação Hunter. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nas cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Estância Velha, Glorinha, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Montenegro, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Até o momento, foram presos oito investigados, apreendidos 12 veículos, 3 armas de fogo e aproximadamente R$ 85 mil.
Ao longo de nove meses de investigação, apurou-se um esquema de extorsão baseado no conhecido "golpe do nudes", que amealhou 2,4 milhões de reais em apenas sete meses. A partir de perfis falsos de adolescentes, o grupo captava vítimas pelas redes sociais e estimulava a troca de conteúdo íntimo. Em seguida, os extorsionários simulavam ser familiares da suposta adolescente e delegados de polícia, passando a exigir dinheiro para que a vítima não fosse presa. Com o intuito de conferir credibilidade ao golpe, forjavam, inclusive, uma espécie de acordo judicial, no qual constava que, após o pagamento, a vítima não seria representada pela prisão preventiva.
Durante a apuração, foram identificadas 35 envolvidos no esquema, sendo 12 diretamente responsáveis pela captação de vítimas e extorsões; os demais cediam suas contas bancárias mediante remuneração para o recebimento das transferências das vítimas.