Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Fios e Cabos notifica estabelecimentos por crimes ambientais e prevenção contra incêndios

Publicação:

A foto mostra as forças de segurança em operação
A operação contou com a participação de efetivos das forças de segurança - Foto: Anelize Sampaio/ASCOM SSP

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/RS) realizou na manhã desta quinta-feira (01), a 16ª edição da operação de combate aos crimes de receptação, furto e roubo de fios e cabos. A ação deflagrada nos municípios de Viamão e Alvorada percorreu seis alvos e resultou em cinco notificações pela prática de crimes ambientais e cinco pontos notificados administrativamente pelo Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o coordenador da operação, major Jeferson Eroni, a ofensiva teve como objetivo intensificar a repressão qualificada nestes estabelecimentos. “Estamos realizando as buscas destes materiais em fábricas e ferros-velhos, que são voltadas para o grande receptador”, destaca. 

O planejamento de ações, mapeamento e investigações tem sido aprofundado, a fim de se obter resultados efetivos. Coordenada pela SSP, a ofensiva foi criada em 2022, após o poder público ter contabilizado prejuízos na rede de iluminação, especialmente em praças e parques da região metropolitana.

A operação contou com a participação de efetivos da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, equipes técnicas e concessionárias de empresas de telefonia e energia. Também foram realizadas vistorias pelo Batalhão de Polícia Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros Militar, visando à proteção do meio ambiente e à prevenção de incêndios.

Denúncias

Para auxiliar na redução de crimes e tornar a atuação dos órgãos de segurança mais ágil, a SSP reforça a importância do recebimento de denúncias anônimas por meio do Disque Denúncia 181 ou pela versão digital desse canal, disponível no site da secretaria. Em ambos os casos, o anonimato é garantido.

Link para o Disque Denúncia Digital

Texto: Anelize Sampaio

Secretaria da Segurança Pública