Operação Fios e Cabos é deflagrada em Viamão

A foto mostra a Operação
Viamão apresentou queda de 47,5% de furto de fios e cabos no primeiro trimestre - Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (30/4), a 38.a edição da Operação Fios e Cabos, em Viamão. A operação, que visa combater o comércio ilegal de fios e cabos, vistoriou cinco empresas de reciclagem. A ação resultou em duas notificações administrativas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e três termos circunstanciados por crime ambiental pela Brigada Militar (BM).

A força-tarefa Fios e Cabos visa combater os crimes de furto e receptação de fios e cabos por intermédio de ações fiscalizatórias, em conjunto com as instituições vinculadas da SSP, e tem como alvo empresas de coleta e reciclagem. De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, as ações preventivas estão colaborando para coibir o comércio de metais sem procedência. “A operação aqui em Viamão fiscalizou os alvos que comercializam materiais de operadoras de telefonia ou de iluminação pública. Nosso objetivo é fiscalizar e também realizar notificações administrativas e ambientais desses estabelecimentos”, salienta Eroni.

A Operação Fios e Cabos tem natureza preventiva e repressiva. Mesmo em edições em que o volume de apreensões não é alto, a força-tarefa promove uma ampla busca administrativa em empresas de sucata, o que ajuda a coibir o comércio de metais sem procedência.

Participaram dessa edição da operação 26servidores oriundos da SSP, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e as empresas Oi, Claro, Vivo e CEEE Equatorial. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos órgãos de segurança, a SSP reforça a importância do recebimento de denúncias por meio do Disque-Denúncia 181 e pela versão digital desse canal, no site da secretaria (https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital). Em ambos os casos, o anonimato é garantido.

Viamão apresentou queda de 47,5% de furto de fios e cabos no primeiro trimestre

O município de Viamão apresentou uma queda de 47,5% de furtos de fios e cabos no primeiro trimestre de 2024. Foram registrados 32 casos, em comparação com o mesmo período de 2023, que teve o registro de 61 casos.

Ao longo de 2023, foram realizadas 12 edições da Operação Fios e Cabos em 10 municípios gaúchos. No total, foram fiscalizados 71 estabelecimentos, o que resultou em 37 prisões, 29 notificações pelo CBM, 23 termos circunstanciados por crimes ambientais e oito toneladas de fios e cabos apreendidos. Em 2024, foi realizada a Operação Fios e Cabos em nove municípios, resultando na fiscalização de 53 empresas e em 15 prisões.

Texto: Anelize Sampaio – SSP
Revisão técnica: Elen Azambuja – SSP