Operação Fios e Cabos é deflagrada em Cidreira

A foto mostra a Brigada Militar fiscalizando uma empresa de reciclagem
Ação fiscalizou quatro empresas de reciclagem em Cidreira - Foto: Pablo Cardozo/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou, nesta terça-feira (16/4), a 36.a edição da Operação Fios e Cabos, em Cidreira. A operação, que visa combater o comércio ilegal de fios e cabos, vistoriou quatro empresas de reciclagem. A ação resultou em um auto de infração e uma interdição parcial de risco pelo Corpo de Bombeiros Militar. O proprietário de uma das empresas fiscalizadas foi encaminhado para a delegacia de polícia para demais esclarecimentos.

A força-tarefa Fios e Cabos visa combater os crimes de furto e receptação de fios e cabos, por intermédio de ações fiscalizatórias em conjunto com as instituições vinculadas da SSP, e tem como alvo empresas de coleta e reciclagem.

Os locais foram analisados com base em um planejamento estratégico, integrado pelas forças de segurança. O coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, destacou as ações de prevenção e fiscalização como formas de coibir ilícitos nos locais. “A fiscalização de Cidreira faz parte da força-tarefa da Operação Fios e Cabos. Foram verificados quatro locais, sobre os quais recebemos informações do Departamento da Inteligência da SSP. Ressaltamos o canal para a população denunciar — o fone 181 —, pelo qual são recebidas as denúncias de comercialização dos fios”, destaca.

Participaram dessa edição da operação 37 servidores oriundos da SSP, da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e as empresas Oi, Claro, Vivo e CEEE. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos órgãos de segurança, a SSP reforça a importância do recebimento de denúncias por meio do Disque-Denúncia 181 e pela versão digital desse canal, no site da secretaria (https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital). Em ambos os casos, o anonimato é garantido.

Texto: Anelize Sampaio
Revisão técnica: Elen Azambuja