O Consultas Integradas do RS é agraciado com o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico
Publicação:
O sistema CSI – Consultas Integradas de Segurança Pública, do Rio Grande do Sul foi agraciado com o Prêmio Excelência
Em sua quinta edição, o prêmio tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções voltadas para o governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais. Também procura divulgar as iniciativas que visam à modernização da gestão pública em benefício do cidadão brasileiro, além de incentivar o desenvolvimento eficaz e abrangente de iniciativas de governo eletrônico nos diferentes segmentos da administração pública federal, estadual e municipal.
Entre os 20 projetos finalistas de todo o país, o CSI – Consultas Integradas de Segurança Pública, do RS, que se constituiu em fundamental instrumento de apoio ao trabalho dos órgãos de segurança pública gaúchos, garantiu a segunda colocação, fincando atrás apenas de um projeto da área de saúde do governo do Ceará.
O projeto Consultas Integradas é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Segurança e da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs). O objetivo é facilitar o acesso às informações de todas as bases de dados mantidas pelos órgãos subordinados à SJS (Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Instituto-Geral de Perícias e Departamento Estadual de Trânsito). O CSI disponibiliza, de forma padronizada, aos órgãos públicos, instituições e organizações da sociedade civil responsáveis pela segurança dos cidadãos, as informações de segurança pública do RS, armazenadas nas diferentes bases de dados do Estado.
Entre os benefícios que a iniciativa trouxe ao Estado a desburocratização e facilidades de acesso à informação, que podem ser compartilhadas entre os órgãos ligados à segurança pública. Além disso, o sistema dá agilidade ao processo de tomada de decisões e a integração das informações de diversos cadastros.