Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Nota de pesar pela morte do 2° sargento Adair de Melo Porto durante serviço em São Nicolau

Publicação:

Brasão da Brigada Militar sobreposto a uma faixa preta em sinal de luto.
Governo manifesta pesar pela morte de PM e solidariedade aos familiares

É com profundo pesar que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) comunica que o 2° sargento da Brigada Militar Adair de Melo Porto, 56 anos, lotado no 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tombou no cumprimento de seu dever na madrugada deste sábado (1°/5), honrando seu juramento.

O 2º sargento Adair estava de serviço no policiamento ostensivo, no município de São Nicolau, quando sua guarnição tentou realizar abordagem a um veículo, que fugiu do local. Por volta de 1h30min, quando os PMs chegaram em frente a residência do condutor em fuga, o homem saiu do pátio com uma pistola em punho e efetuou vários disparos. Alvejado, o 2° sargento chegou a ser socorrido ao posto de saúde da cidade, mas em virtude da gravidade dos ferimentos, não resistiu.

O autor dos disparos, com antecedentes por ameaça, perturbação da tranquilidade e crime eleitoral, foi alvejado pelo soldado que compunha a guarnição com o 2º sargento. O criminoso veio a óbito logo depois, no hospital de São Luiz Gonzaga.

As despedidas ao 2º sargento serão realizadas na cidade de Dezesseis de Novembro, na Igreja do Evangelho Quadrangular. O sepultamento será no Cemitério Municipal de São Luiz Gonzaga. Os horários ainda serão confirmados.

O 2º sargento Adair, que ingressou nas fileiras da BM em 6 de outubro de 1987, deixa esposa e sete filhos. A SSP lamenta a perda desse bravo operador da Segurança Pública e se solidariza com familiares, amigos e a comunidade dos municípios da região para os quais ele se dedicou integralmente.

? 12/04/1965
?? 01/05/2021

Secretaria da Segurança Pública