Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Nota de falecimento do Capelão da Brigada Militar, padre João Peters

Publicação:

A Secretaria da Justiça e da Segurança e a Brigada Militar informam com pesar o falecimento do padre João Peters, Capelão da Brigada Militar, ocorrido às 10h25min deste sábado (16/9). O sacerdote, de 73 anos, estava internado desde o dia cinco de setembro último no Hospital da Brigada Militar. Acometido de dupla pneumonia, não resistiu a uma insuficiência respiratória somada a problemas cardíacos, o que ocasionou falência de múltiplos órgãos.

A missa de Corpo Presente do Capelão, que há 46 anos exercia o sacerdócio, será rezada às 18h30min na Igreja Nossa Senhora das Dores, local no qual residia. Após, o corpo será trasladado para o Salão Nobre da BM, onde ocorrerá o velório. O enterro acontecerá às 9 horas deste domingo (17/9) no Cemitério São José, na Capital.

Natural da cidade de Nijmegen, na Holanda, João Peters chegou ao Brasil em 1964 e se incorporou à Brigada Militar em 1969, sempre destacando sua identificação com a instituição e com o Rio Grande do Sul. Entre tantos feitos, o padre foi um dos criadores e o grande incentivador da Procissão dos Motoqueiros, que ocorre anualmente em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora de Aparecida. O Capelão exercia suas atividades sacerdotais diuturnamente na Igreja Nossa Senhora das Dores e na Brigada Militar, corporação que chamava carinhosamente de “briosa” em suas missas.

 

Secretaria da Segurança Pública