Mutirão de acolhimento ao público feminino no Centro de Porto Alegre ocorre até as 15h
Ações do Comitê EmFrente, Mulher oferecem serviços voltados ao público feminino
Publicação:
Para encerrar as atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher, o Comitê EmFrente, Mulher está realizando nesta quarta-feira (1°/9) um mutirão de acolhimento com oferta de uma série de serviços voltados ao público feminino na Capital. O evento é gratuito e ocorre no Largo Glênio Peres e se estende até às 15h.
O Comitê está promovendo ações sociais junto à população feminina, com orientações sobre a rede de atendimento à mulher e como denunciar abusos. Também está ocorrendo distribuição de material informativo e kits de higiene, com máscaras de proteção contra a Covid-19 e frascos de álcool em gel.
O secretário executivo do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública -RS Seguro, delegado Antônio Padilha, reforça a importância dessas ações para o enfrentamento à violência contra a mulher e redução nos indicadores de criminalidade. "Esse trabalho integrado demonstra que o combate à violência contra as mulheres não é trabalho de uma única instituição. Essa responsabilidade é todas instituições públicas e também da sociedade civil, para que tenhamos consciência da importância de defender as mulheres e transformar a sociedade que, infelizmente, ainda é patriarcal. Essa não é uma realidade só do nosso Estado, nem só do país, isso faz com que esse trabalho seja ainda mais necessário para buscar a mudança da sociedade", reforçou o delegado Padilha.
As atividades contam com a participação da Secretaria da Segurança Pública (SSP), através de atendimentos da Polícia Civil e da Brigada Militar, da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e da Secretaria Municipal da Saúde, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça do RS, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), entre outros órgãos.
O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado por meio do Decreto nº 55.430/2020, tem como objetivo fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas. Tendo como premissa a atuação integrada, o Comitê é coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro, reunindo o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de oito secretarias de Estado.
Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP e Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom/SSP