Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Mulheres recebem flores na 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da capital gaúcha

Publicação:

Mulheres recebem flores e mensagens de amor e autocuidado ao registrarem um boletim de ocorrência
Mulheres recebem flores e mensagens de amor e autocuidado ao registrarem um boletim de ocorrência - Foto: Divulgação PC

Os plantonistas da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), de Porto Alegre, estão presenteando com flores todas as mulheres que forem efetuar um registro de ocorrência. A ação, alusiva ao Outubro Rosa, ocorre do dia 13 a 15 de outubro. Além das flores, as mulheres ainda recebem uma mensagem de amor e autocuidado.

O objetivo é utilizar a simbologia das flores para estimular a prevenção e o autocuidado da mulher com o seu corpo físico e saúde mental em casos de câncer de mama, mas também em situações de violência doméstica. Acolher a mulher vítima de violência no seu momento de maior vulnerabilidade com um atendimento humanizado facilita a ampliação de sua visão sobre a sua situação e a elaboração de um plano de ação adequado junto aos órgãos de segurança.

A ação, iniciada no domingo, se encerra nesta terça-feira (15) durante o Crochetaço Coletivo
A ação, iniciada no domingo, se encerra nesta terça-feira (15) durante o Crochetaço Coletivo - Foto: Divulgação PC

A flor, nesse momento, representa um carinho, mas também ajuda no entendimento de que a mulher não está mais sozinha e vulnerável a partir de agora. Mesmo com uma força de segurança, o acolhimento deve ser feito de forma que amenize sua dor e a deixe segura em relação aos próximos passos. Quando ela procura uma Delegacia Especializada, encontra atendimento, informação, proteção, compreensão e respeito. Que essa flor seja símbolo de renascimento para uma nova etapa da vida dessa mulher. 

A realização deste gesto é fruto de uma ampla parceria: a Polícia Civil, funcionários do necrotério que trabalham com o acolhimento aos familiares de vítimas fatais (principalmente de feminicídio), a Murof Eventos, a cerimonialista Dione Madruga e os noivos Patrícia e Paulo, que doaram todas as flores utilizadas em seu casamento, ocorrido no último sábado. O casal, antes de doar, fez um único pedido: que as flores levassem amor e felicidade a outras mulheres.

A ação iniciou-se no último domingo, no plantão da 1ª DEAM, no Palácio da Polícia, e se encerra nesta terça-feira (15), durante o Crochetaço Coletivo, outra ação da Polícia Civil em alusão ao Outubro Rosa. Na atividade, policiais da ativa a aposentadas se reúnem com voluntário do Projeto Fios Que Aquecem em Quadradinhos para confeccionar, a partir de novelos retalhos doados, mantas e colchas de crochê e tricô, posteriormente entregues a entidades carentes.

O projeto Fios Que Aquecem em Quadradinhos recebe novelos de lã, além de utensílios para costura em um stand no Shopping João Pessoa. A 1ª DEAM também coleta doações. O projeto tem ainda um site (https://fiosqueaquecem.com.br/) com outras informações e contatos das redes sociais para quem quer se tornar voluntário. O WhatsApp do grupo é 51 9985-1520. A iniciativa conta com mais de 100 voluntárias e no ano de 2019 realizou a doação de cerca de 130 mantas para três instituições carentes.

Secretaria da Segurança Pública