Médicos do IPE Saúde são investigados por cobranças indevidas
Publicação:

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22/6), a Operação Por Fora para apurar denúncias de que médicos credenciados ao IPE exigiam dos segurados valores indevidos para realizar consultas e procedimentos médicos. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Bagé e Cachoeira do Sul. Também foi solicitada a suspensão da atividade profissional de dois médicos.
As investigações duraram três meses e iniciaram após o recebimento de denúncias, por meio do próprio IPE, contra médicos credenciados. Há relatos de pacientes que tiveram suas cirurgias condicionadas a pagamentos que variavam de R$ 1 mil a R$ 9 mil. Alguns pacientes contraíram empréstimos para terem condições de efetuar o pagamento.
Esse tipo de cobrança é vetada aos profissionais e a instrução normativa do IPE prevê possibilidade de descredenciamento para essa conduta. A Operação Por Fora contou com a atuação de 18 agentes e dois delegados e foi coordenada pela 1ª e 2ª Delegacias de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic).
Texto: Ascom PC
Edição: Ascom SSP