Mallmann recebe direção da Asdep
Publicação:
Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (21/11), o secretário estadual da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, recebeu em seu gabinete a direção da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep). Liderados pelo presidente da instituição, delegado Wilson Muller, estiveram presentes ao encontro os delegados Ivair Mainardi e Abílio Pereira. A comitiva também foi recepcionada pelo secretário-adjunto da SSP-RS, delegado Dagoberto Albernaz Garcia.
De acordo com Muller, o objetivo da agenda foi reiterar o respeito e o apoio da categoria à política de gestão estratégica e operacional adotada por José Francisco Mallmann à frente da Pasta. A comitiva também trouxe ao secretário o desconforto da Associação com a defasagem salarial vivida pela categoria que, conforme Abílio Pereira, há 12 anos não recebe aumento salarial. Já o delegado Ivair Mainardi ressaltou que o melhor referencial dessa defasagem é o fato dos delegados da Polícia Civil gaúcha receberem hoje menos que a metade dos vencimentos dos colegas da Polícia Federal.
Como segundo ponto da pauta, mas correlacionado ao primeiro, foi assinalado que a Asdep está mobilizando a categoria para uma cobrança à governadora Yeda Crusius, referente ao que considera a inexistência no apontamento de soluções para as carências da classe. Segundo Muller, a mobilização encaminha-se para uma Assembléia Geral da categoria, a ser realizada nos próximos dias na Capital e que terá, posteriormente, um caráter itinerante, sendo levada para o interior do Estado.
Após ouvir as reivindicações, José Francisco Mallmann enfatizou que a recomposição salarial de todos os servidores da Segurança Pública é prioridade do Executivo gaúcho, e assumida no próprio Plano de Governo. Reiterou, contudo, que o tema será levado para conhecimento da governadora, visto a recente rejeição ao pacote econômico e as implicações que o fato terá na Segurança Pública. Assinalou, ainda, que além da recomposição salarial está empenhado, junto com o Chefe de Polícia, no resgate dos valores da própria Polícia Civil, com a institucionalização de normas que cultuem seus símbolos e os valores éticos e morais do policial, fazendo com que os servidores sintam orgulho de pertencer á instituição.
Na avaliação de Mallmann, a SSP-RS, por meio de um Planejamento Estratégico, de um Plano Anual de Metas e de um Plano Anual de Reaparelhamento Policial, está trabalhando para dar a infra-estrutura adequada às corporações que compõem à Pasta, objetivando dotá-las de materiais e tecnologia de ponta, programas de capacitação e treinamento permanentes, bem como priorizando a implantação de um plano de recuperação salarial, à medida que permitirem as finanças públicas do Estado.