Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Líderes de grupos neonazistas são presos no RS

Publicação:

Foto mostra policial civil lendo caderno
Três pessoas foram presas durante Operação Accelerare - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (6/6), a Operação Accelerare para combater crimes de ódio e desarticular uma organização responsável pelo aliciamento de colaboradores via redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo. Três pessoas foram presas.

Foi apreendido farto material de apologia ao nazismo e ao fascismo, como símbolos, literatura nazista, celulares, equipamentos eletrônicos, uma garrucha, simulacros de arma de fogo e munições de diversos calibres.

Segundo as investigações, o grupo divulgava mensagens de caráter neonazista, antissemita e racista. A principal finalidade era o recrutamento de jovens nas redes sociais para a prática de crimes graves e bárbaros, como ataques a escolas e espaços públicos. Os indivíduos foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Intolerância, coordenada pela delegada Tatiana Barreira Bastos, com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). A investigação durou cerca de seis meses, com foco principalmente no monitoramento dos indivíduos, com apoio de agentes da ABIN.

Foto mostra material de apologia ao nazismo, como símbolos, literatura nazista, celulares, equipamentos eletrônicos, garrucha, simulacros de arma de fogo e munições de diversos calibres.
Durante operação, foram apreendidos materiais de apologia ao nazismo - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Texto: Ascom PC

Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública