Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Instituto-Geral de Perícias adota medidas para agilizar emissão das novas carteiras de identidade

Publicação:

Serviços IGP
Serviços IGP - Foto: Divulgação-SSP

Devido à grande procura pela emissão da carteira de identidade nacional, o Instituto-Geral de Perícias (IGP), em articulação com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), estabeleceu novas medidas para tornar mais ágil o atendimento à população.

No Departamento de Identificação da Capital, foram disponibilizadas cinco novas estações, além das dez já existentes. Como medida de reforço, o local irá funcionar em dois sábados do mês de abril (20 e 27), das 8h às 18h.

Nos demais locais da capital, como o Centro Comercial João Pessoa e as unidades do Tudo Fácil, o período de agendamento passou de sete para 30 dias. O mesmo prazo foi disponibilizado nos 35 municípios do interior com maior demanda e foram acrescentadas novas estações de atendimento com tecnologia de última geração.

A SSP e o IGP alertam a população que a atual carteira de identidade é válida até 2032 e que a emissão da primeira via do novo documento será gratuita, independentemente de quando ela for feita.

Em relação ao agendamento, o IGP solicita que as pessoas façam o cancelamento no site, caso não possam comparecer no dia marcado, possibilitando que os horários fiquem disponíveis para novo agendamento. O não comparecimento gera bloqueio no sistema por 90 dias.

Texto: Ascom SSP
Edição: Secom

Secretaria da Segurança Pública