Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Imbé recebe serviços do Estado na Rua da Cidadania - 17/05/2009

Publicação:

Imbé foi sede, nesse sábado (16), de mais uma edição do projeto Rua da Cidadania, do governo do Estado, que presta serviços públicos gratuitos às comunidades do Interior. O atendimento, das 9 horas às 16 horas, na Avenida Paraguassu, 1043, em frente à Prefeitura, atraiu em torno de 8 mil pessoas. 

Entre os serviços, foram emitidas mais de 300 carteiras de identidade, expedidos 220 CPFs e vacinadas mais de 100 pessoas contra hepatite B. A confecção de documentos incluiu também 1ª e 2ª vias de carteiras de trabalho, 2ª via de certidões de nascimento e 2ª via de certidões de casamento. Foram prestados ainda atendimentos pela Defensoria Pública, pelas secretarias estaduais e pelo IPE.
A unidade da Secretaria da Saúde também foi um dos locais mais procurados. No local, foram oferecidos atendimentos como exame de colesterol, vacina contra gripe, medição de pressão arterial, mamografia e exames oftalmológicos. "São muito bom esses serviços, pois os particulares são muito caros. Eu, como pensionista, tenho baixa renda, e fica muito difícil. Este ano, estou realizada", disse, entusiasmada, Isabel Martins Paz.

Para a dona de casa Terezinha Soares, que foi acompanhada da filha de 8 anos, a iniciativa do governo ao promover a Rua da Cidadania em municípios do Interior é importante para unir a população em torno de um propósito. "Percorri diversos estandes para ver os serviços disponibilizados, e minha filha pôde usufruir de uma série de atividades de recreação", comemorou.
"Esta foi mais uma edição de êxito, pois o que se viu foi novamente uma comunidade  mobilizada e utilizando da melhor forma possível todos os serviços trazidos. O maior sucesso é a satisfação da comunidade que se faz presente e se sente especial por esta ação de valorização da cidadania", disse a presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius.
Em seu discurso, o prefeito de Imbé, Darcy Luciano Dias, ressaltou a importância do projeto para a região: "Este não é simplesmente um evento social, pois vem trazer toda uma estrutura ao encontro da nossa população. Com certeza, contribui para a economia local, porque aumenta o fluxo de pessoas no município". O prefeito também elogiou "o grande trabalho realizado pela governadora Yeda para colocar o Rio Grande na linha".
Houve também atividades de recreação, Inclusão Digital, Educação para o Trânsito, Direitos do Consumidor, programas para o público feminino, no Espaço RS Mulher, e casamento coletivo - uma novidade neste ano. E em um ônibus-escola, foram ensinadas receitas com aproveitamento integral de frutas e verduras. O projeto, desenvolvido pela Ceasa, estimula as pessoas a não desperdiçar alimentos e a utilizar na cozinha partes normalmente desprezadas, como cascas e folhas da cenoura e da beterraba. A próxima edição do Rua da Cidadania está prevista para 20 de junho, em Carazinho.

Secretaria da Segurança Pública