Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

IGP implanta agendamento eletrônico de Carteiras de Identidade no interior do RS

Publicação:

A partir desta quarta-feira (12) o Programa de Agendamento Eletrônico de Carteiras de Identidade, do Instituto Geral de Perícias (IGP), será ampliado para a Região Metropolitana de Porto Alegre e Interior do Estado. A solenidade de lançamento do novo serviço acontece às 16h30min, na sede do Departamento de Identificação, na Avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. O evento servirá para marcar a data dos 102 anos dos serviços de identificação no Rio Grande do Sul.

A implantação da nova modalidade de agendamento se dará, primeiramente, nos Postos de Identificação Regionais com maiores demandas no atendimento de RG e, posteriormente, ao longo desse semestre aos demais postos. A partir desta quarta, passam a contar com o agendamento eletrônico de carteiras de identidade os seguintes municípios: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado,
Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande,
Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.

O agendamento eletrônico de Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias) foi implantado como projeto-piloto em Porto Alegre, em 15 de dezembro de 2008, nos Postos de Identificação Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte, atingindo o total de mais de 15 mil atendimentos agendados até a presente data. O serviço oferecido pelo IGP/DI é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado e, no País, figura dentre os pioneiros.

No primeiro semestre de 2009 o DI confeccionou 344.899 carteiras de identidade, com uma média mensal de 57.483 e diária de 2.612 carteiras. No formato digital a nova carteira está sendo emitida no Rio Grande do Sul desde dezembro de 2006 e tem como referenciais o fato da fotografia ser capturada no momento da solicitação do documento, sem custos ao cidadão, e as impressões digitais são colhidas com scanner e sem uso de tinta. Antes da emissão da carteira é feita a checagem eletrônica das impressões digitais do solicitante, junto ao banco de dados do DI, verificando se a pessoa já está cadastrada e oferecendo mais segurança no processo.

Saiba como fazer o agendamento

O agendamento via internet obedece à seguinte sistemática: o usuário deve acessar a página do site do IGP (www.igp.rs.gov.br), à esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clica em cima e será aberta a página do Tudo Fácil Eletrônico, Agendamento de Serviços, na qual, à direita, se encontra a opção agendamento da carteira de identidade-agende aqui.  Será solicitado o preenchimento de dados do usuário e oferecidas as possibilidades de escolher o dia e horário do agendamento. Após o registro das informações, clique ao pé da página agendar.

No site do Tudo Fácil Eletrônico (www.tudofacil.rs.gov.br), clica-se no link cidadão, posteriormente, no link documentos e clique em carteira de identidade-informações, à direita da página, surgirá o link indicativo agende agora.  Ao clicar no agende agora, novamente à direita da página, surge o link agendamento de carteira de identidade - clique em agende aqui, surgirá então outra página que, tal como no site do IGP, solicitará os dados do usuário e oferecerá opções de agendamento. O restante do processo ocorre da mesma forma descrita acima.Após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação do município para efetivar a confecção da carteira de identidade no modelo digital.

Fonte: Ascom IGP


 

Secretaria da Segurança Pública