Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

IGP cria sala específica para confecção de retrato falado digital no DML

Publicação:

Cerca de 80% dos casos são solucionados a partir da divulgação do retrato falado digital
Cerca de 80% dos casos são solucionados a partir da divulgação do retrato falado digital

As mulheres vítimas de violência poderão contar com mais um serviço disponibilizado pelo Governo do Estado. A partir desta segunda-feira (08), o Departamento Médico Legal contará com uma sala específica para que os fotógrafos criminalísticos possam ouvir as vítimas e fazer o retrato falado digital.

Juntamente com a Sala Lilás,o novo espaço proporcionará mais privacidade e conforto para que a vítima relate as principais características físicas do agressor para que o retrato possa ser produzido por meio do Sistema de Representação Facial. A ferramenta é fundamental para elucidação de crimes como estupro. Cerca de 80% dos casos são solucionados a partir da divulgação do retrato falado digital.

A partir de um banco de dados, a vítima inicialmente escolhe o formato do rosto e a cor da pele que mais se assemelha com as características do suspeito. Depois são acrescentados olhos, nariz, boca e acessórios como boné, touca. Em aproximadamente duas horas é possível montar um retrato falado que se assemelha a uma fotografia.

Sala Lilás
Inaugurada no dia 25 de setembro, no Departamento Médico Legal, a Sala Liliás já recebeu 340 mulheres vítimas de agressão. O local oferece um ambiente diferenciado, privativo e acolhedor, enquanto a vítima aguarda pelo atendimento de peritos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais.

Texto: Alexandra Saraiva
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Secretaria da Segurança Pública