IGP colabora na identificação das vítimas gaúchas do acidente da TAM
Publicação:
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) mobilizou 33 servidores para colaborar com a Polícia Técnico-Científica de São Paulo, na identificação das vítimas gaúchas do acidente aéreo da empresa TAM, ocorrido na última terça-feira (17/07). Equipes estão mobilizadas na direção-geral do IGP, nos Departamentos Médico-Legal (DML), de Identificação (DI) e no Laboratório de Genética Forense do IGP.
No DI, dez papiloscopistas estão verificando a lista de passageiros e confrontando com o banco de dados, onde constam as informações de todos os cidadãos que possuem carteira de identidade no RS. Na ficha individual datiloscópica constam as impressões papilares, informações pessoais – nome, filiação, data de nascimento, naturalidade e número de Registro-Geral (RG) – e fotografia. Através dos registros será possível comparar impressões digitais coletadas nos cadáveres com as do arquivo datiloscópico. Na direção-geral três peritos estão fazendo o levantamento de informações de vítimas gaúchas.No DML, seis peritos médico-legistas, três peritos odonto-legistas, quatro auxiliares de perícias, três servidores e um assistente social estão à disposição dos familiares dos gaúchos para analisar as fichas odontológicas e verificar os dados que são úteis para a perícia de arcada dentária, e posteriormente encaminhá-las ao Instituto Médico-Legal de São Paulo. Os familiares podem levar as fichas ao DML, na Avenida Ipiranga, nº 1.807, em Porto Alegre. As famílias também podem obter informações através dos telefones (51) 3288 2650 e (51) 3288 2653, ou pelo e-mail dml@igp.rs.gov.br.
No Laboratório de Genética Forense do IGP os peritos estão aguardando a solicitação da Polícia Técnico-Científica de SP para coletar amostra de sangue dos familiares. A amostra poderá ser confrontada com o material dos cadáveres para realizar exames de DNA, no caso de não ser possível a identificação pelas impressões digitais e arcada dentária.