Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

IGP abre novo canal para consulta de perícias em veículos

Por telefone, proprietários recebem informações sobre análise em impressões digitais

Publicação:

Telefone exclusivo fornece informações sobre perícia papiloscópica
Telefone exclusivo fornece informações sobre perícia papiloscópica - Foto: Divulgação/IGP
Por Ascom IGP com edição da SSP

Proprietários de veículos envolvidos em ocorrência de roubo, furto ou danos, como acidentes de trânsito, tem a disposição um novo canal para acompanhar o andamento da perícia papiloscópica. O atendimento, antes realizado pelo telefone fixo do Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias, agora tem um número exclusivo para consultas: (51) 98478-1026. Além de canalizar os pedidos específicos, para um mesmo número, o canal também agiliza a vida do cidadão que precisa dessas informações. O serviço está disponível para moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana, de segundas às sextas-feiras, das 08h às 18h

Para acionar o atendimento, por telefone, é importante que o proprietário já tenha em mãos um documento de identidade e a placa do carro que pretende consultar. Com esses dados, é possível saber se o veículo já foi periciado ou se tem data marcada para passar pela análise. A perícia papiloscópica é necessária em veículos envolvidos em ocorrências suspeitas. A coleta de fragmentos de impressões pode ser decisiva para desvendar a autoria de um crime. Para isso, os papiloscopistas usam o chamado pó papiloscópico, ou outros reagentes, como o pó magnético, que revelam as impressões digitais. Em 25% dos caos é possível localizar essas. Durante a perícia, os agentes do IGP também recolhem placas frias ou objetos deixados dentro do veículo, que são levados para análise em laboratório.

As perícias, em automóveis envolvidos em ocorrências de crime, são realizadas nos depósitos do Detran e tem prazo de 30 dias úteis, a partir da entrada do veículo, para serem concluídas. Só em março foram realizadas 373 perícias papiloscópicas em depósitos na capital e em outros 16 municípios do Estado. Demais consultas sobre perícias em veículos envolvidos em acidentes e mortes no trânsito e de verificação da numeração identificadora podem ser feita pela internet, na página do Instituto Geral de Perícias.

Secretaria da Segurança Pública