Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Identificação de desaparecidos é tema de simpósio do IGP

Evento online é aberto ao público e promove troca de experiências entre especialistas

Publicação:

Silhueta de uma pessoa em um ambiente urbano com prédios e céu cinza. Ao lado, informações sobre o evento
Evento será aberto ao público interessado no assunto - Foto: Ascom/IGP sobre Arte Lucas Klassmann

Buscando integrar e fomentar a troca de informações entre os departamentos do Instituto Geral de Perícias, além de apresentar o trabalho envolvido na identificação de desaparecidos, foi desenvolvido o Simpósio “Identificação de Desaparecidos – as diferentes áreas de conhecimento aplicadas à perícia criminal na busca pela identificação de indivíduos”. O evento reúne papiloscopistas, peritos criminais e peritos médico-legistas, especialidades que participam ativamente desse trabalho, para debater o tema. A delegada Roberta Bertoldo, titular da Delegacia de Investigação de Pessoas Desaparecidas de Porto Alegre, vai abordar o trabalho integrado entre IGP e Polícia Civil.

Quando uma vítima chega ao IGP, inicia-se um esforço para identificá-la e entregá-la, assim que possível, para os familiares. A papiloscopia é o método mais rápido, mas dependendo das condições do corpo, nem sempre ele pode ser empregado. Quando isso acontece, a vários departamentos do IGP, que utilizam diferentes técnicas científicas, passam a se empenhar na tentativa de identificar a vítima.

card com informações sobre os temas do simpósio
Evento será aberto ao público interessado no assunto - Foto: Ascom/IGP sobre Arte Lucas Klassmann

O evento é aberto para todos os interessados no assunto. Para o chefe da Seção de Ensino do IGP, perito criminal Lucas Klassmann, é essencial para os servidores do IGP conhecer o trabalho de excelência realizado na identificação de desaparecidos, tanto quanto para o público em geral. "O Simpósio tem esse objetivo: divulgar e integrar conhecimentos produzidos em nossa instituição", afirma. 

Em junho deste ano, o IGP participou de um mutirão de coleta de material genético de pessoas desaparecidas. Graças a este esforço, treze vítimas foram identificadas  e entregues aos seus familiares (veja aqui). Também foi lançado um vídeo (acesse aqui ) que explica como os familiares podem ajudar. Um folder, com informações sobre a coleta de material genético, foi produzido e entregue para os Postos Médico-Legais do IGP e para delegacias da Polícia Civil.

AVISO DE PAUTA

O quê: Simpósio “Identificação de Desaparecidos – as diferentes áreas de conhecimento aplicadas à Perícia Criminal na busca pela identificação de indivíduos”
Quando: 29 de Setembro, das 18h às 21h30min.
Onde: Aplicativo Teams, através do link https://tinyurl.com/452xsj7j

 

Secretaria da Segurança Pública