Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre abre novos leitos e recebe viaturas

para a aquisição dos veículos, a BM contou com recursos oriundos de convênio com o IPE, que passaram de 1,5 milhão de reais - Foto: Robson Alves/Brigada Militar
Por Sargento Sabrina Ribas (edição SSP/RS)

Foram mais de seis meses de reformas. Obra que em muitos momentos contou com a ajuda dos próprios militares  que participaram da revitalização. Esforço reconhecido na cerimônia de inauguração de 26 novos leitos e reabertura da ala psiquiátrica do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, nesta quarta-feira (10). No evento, também foram entregues para a Brigada Militar, cinco ambulâncias e cinco pick-ups para reforçar o transporte de pacientes e o trabalho dos soldados.

O investimento para as reformas veio de parcerias entre a Instituição e empresas locais. Já para a aquisição dos veículos, a BM contou com recursos oriundos de convênio com o IPE, que passaram de 1,5 milhão de reais. Presente no evento, o vice-governador e secretário da Segurança Pública,  Ranolfo Vieira Júnior, destacou a importância do trabalho em equipe realizado pela Brigada Militar e a busca de parcerias para concluir as reformas. O vice-governador também elogiou a sintonia das ações da BM que já estão alinhadas com o planejamento do RS Seguro. “Investimento inteligente é um dos eixos que apresentamos no RS Seguro e é gratificante ver que essas ações, mesmo que anteriores ao programa, já estavam dentro do nosso alinhamento planejado”.

O comandante-geral da BM, coronel Mário Yukio Ikeda, também destacou o tratamento dispensado pelos policiais militares do HBMPA aos próprios colegas. “Aqui, brigadianos em situação de vulnerabilidade encontram muito mais que um atendimento de excelência, mas também acolhimento e empatia”, disse o coronel.

De acordo com o diretor do HBMPA, tenente-coronel Marcelo Maino, a gestão dos recursos, foi importante para conseguir concluir as melhorias na estrutura. “O apoio de empresas e pessoas também foi fundamental para que esse resultado fosse atingido e revertido em benefício de todos, pacientes e funcionários”, enfatizou.

Prestigiaram, ainda, da solenidade, o chefe da Casa Militar, coronel Júlio César Rocha Lopes; o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel César Eduardo Bonfanti; a diretora do Instituto-geral de Perícias, perita Heloísa Helena Kuser; o comandante regional de polícia ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, coronel Vítor Hugo Cordeiro Konarzewski; o diretor do Departamento de Saúde da BM, coronel Igor Wolwacz Júnior; a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, comandante Nádia Gerhard; o secretário municipal da Saúde de POA, Pablo Stürmer; o representante da Associação dos Oficiais, major Rafael Monteiro Costa; o vice-presidente do SicrediMil, tenente-coronel RR Luiz Antônio Fouchi De Leon; o capelão honorífico da BM, padre Alexandre Chaves e o presidente da IBCM, tenente Daniel Lopes dos Santos.