Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governo do RS trata de reivindicações de Charqueadas para liberar R$ 18 milhões ao complexo prisional

Publicação:

Reivindicações da prefeitura de Charqueadas vinculadas às obras de manutenção e de construção no Complexo Prisional do município - que foram embargadas em 10 de janeiro passado - serão negociadas, nesta terça-feira (9). Uma equipe do Governo do Estado, liderada pela Secretaria Geral de Governo, participa, às 18h, de reunião na Câmara de Vereadores de Charqueadas, com o prefeito, vereadores, juiz da Comarca e representação do Ministério Público. A determinação da governadora Yeda Crusius à equipe é atender a todas as solicitações do município.

Às 19h30min, haverá audiência pública com a comunidade de Charqueadas, também na sede da Câmara de Vereadores. No complexo penitenciário de Charqueadas, integrado por seis casas prisionais e com uma população de aproximadamente 5 mil detentos, o Governo do Estado investe R$ 18 milhões. As obras de manutenção envolvem energia elétrica, saneamento, sanitários e muros, entre outras. Na parte de construção, são três empreendimentos: ampliação de 500 vagas na Penitenciária Modulada de Charqueadas (PMC) e dois albergues para o regime prisional semiaberto, na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ).

Seis empresas trabalham nas obras. Os pedidos encaminhados pelo município de Charqueadas ao Governo do Estado estão ligados diretamente ao Daer, Banrisul, Grupo CEEE e às secretarias da Fazenda, Saúde, Educação, Turismo, Obras Públicas e Justiça e Desenvolvimento Social. Ao todo, 30 questões estarão na pauta das negociações. Além da secretária Geral de Governo, Ana Pellini, outros secretários, dirigentes de estatais e técnicos participam da reunião e da audiência pública.

A previsão de conclusão dos investimentos do Estado no complexo prisional é para este ano. No regime semiaberto, o complexo é formado por duas casas prisionais: a Colônia Penal Agrícola e o Instituto Penal e Escola Profissionalizante. No regime fechado, são mais quatro unidades: Penitenciária Modulada de Charqueadas (PMC), Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ).

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Secretaria da Segurança Pública