Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governador lança em Uruguaiana unidades especializadas de fronteira

Publicação:

As unidades especializadas de fronteira vão atuar em operações de prevenção e repreensão de crimes em áreas de fronteira
As unidades especializadas de fronteira vão atuar em operações de prevenção e repreensão de crimes em áreas de fronteira - Foto: Karine Viana - Secom

O governador José Ivo Sartori lançou, nesta sexta-feira (11), na Praça Barão do Rio Branco, em Uruguaiana, as unidades especializadas de fronteira, que atuarão de forma integrada em operações de prevenção e repreensão de crimes em áreas fronteiriças e no combate ao abigeato. Com isso, ficam instituídas a Companhia de Operações de Fronteiras da Brigada Militar, a Coordenadoria de Investigações do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil e o Núcleo de Perícias de Fronteiras do Instituto Geral de Perícias. A medida faz parte do decreto 53.536, de 2 de setembro de 2015, como ação da Estratégia Estadual de Segurança Pública de Fronteira.

No evento, o governador destacou a importância da iniciativa e disse que este é um exemplo de como se pode começar um trabalho coletivo, integrando Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. “Representa a oportunidade de avançar no combate a crimes transfronteirços e aos crimes típicos da área rural, como abigeato, furto ou roubo de máquinas e implementos, além de coibir delitos como tráfico de drogas e armas. É mais um esforço do governo do Estado para aumentar a segurança no campo e na extensa região de fronteira - mais de 163 mil quilômetros quadrados de área, abrangendo 197 municípios”, afirmou Sartori. O governador vistoriou ainda a ação das equipes na Rua 4, perto da BR 472, numa rota usada por abigeatários. Pela manhã, um suspeito havia sido preso e duas armas recolhidas.

As unidades especializadas vão trabalhar com o compartilhamento de dados de inteligência, em ações de combate também aos crimes típicos de áreas rurais. Entre eles, estão contrabando e descaminho (entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem recolhimento de impostos e autorização legal para ingresso no país), tráfico de drogas e de armas, furtos e roubos de defensivos, maquinários e implementos agrícolas e abigeato. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, as equipes receberam treinamento para atuar na zona rural. “A ação obedece a uma tática de policiamento itinerante, as equipes estão divididas em 12 subareas, cabendo operação e fiscalização às unidades.

Estiveram presentes ao ato o deputado federal Luis Carlos Heinze, o deputado estadual Frederico Antunes, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Paulo Stocker, o chefe de Polícia, delegado Guilherme Yates Wondracek, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, o presidente do Sindicato Rural de Alegre, Pedro Piffero, vereadores, representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Marinha e lideranças do setor agropecuário.

Atribuições

A Companhia de Operações de Fronteira da BM atua em atividades destinadas à preservação da ordem pública e da proteção da vida e do patrimônio em toda a faixa de 150 quilômetros a partir da linha de fronteiras com o Uruguai e a Argentina, em processo itinerante na área rural dos municípios. A Coordenadoria de Investigação do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil estará voltada à investigação, para a elucidação das causas, circunstâncias, motivos, autoria e materialidade de crimes. O Núcleo de Perícias de Fronteiras do IGP atuará em atividades periciais e de identificação criminal, destinadas a colher e resguardar indícios ou provas de ocorrências.


Texto: Eliane Iensen
Edição: Léa Aragón/Secom


Secretaria da Segurança Pública