Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Governador em exercício conduz reunião de trabalho da Operação RS Verão Total em Capão da Canoa

Encontro reuniu órgãos envolvidos para apresentar panorama dos primeiros 30 dias de operação

Publicação:

Reunião Operação RS Verão Total   Gabriel Souza
Gabriel disse que os dados apresentados na reunião indicam o que precisa ser reforçado no restante da operação - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O governador em exercício, Gabriel Souza, conduziu a apresentação do panorama dos primeiros 30 dias da Operação RS Verão Total, em Capão da Canoa, na manhã desta sexta-feira (20/1). O encontro reuniu órgãos vinculados à ação. Ao todo, 5,4 mil agentes da Segurança Pública integram o trabalho, além de equipes das secretarias da Cultura, da Educação, da Saúde, de Turismo e do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Iniciada em 17 de dezembro, a operação reforça os serviços e a atuação das forças de segurança do Estado nas cidades com águas interiores durante a temporada de verão. A ação passou a integrar o Gabinete de Programas e Projetos Especiais, coordenado pelo gabinete do vice-governador, com a publicação do Decreto 56.840 no dia 12. Até então, era de responsabilidade da Secretaria de Turismo.

Gabriel fez a abertura e, na sequência, ouviu secretários e representantes de secretarias sobre o que foi realizado no último mês. Ao final, destacou a relevância da operação, que mobiliza dezenas de setores do poder público. “Trata-se de uma iniciativa conjunta e transversal importante, e este monitoramento nos traz indicadores para reforçarmos as medidas para o restante do período da operação”, explicou o governador em exercício.

Segurança e resultados

Reunião Operação RS Verão Total   segurança
Caron, acompanhado das chefias das vinculadas e do superintendente da Susepe, detalhou os resultados da segurança na Operação - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Os significativos resultados apresentados na reunião de trabalho e a unidade das forças de segurança foram ressaltados pelo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron. “O Estado conta nesta operação com um total de 5,4 mil integrantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto-Geral de Perícias e do Detran, que vêm atuando em ações de prevenção, no combate à criminalidade e em ações de salvamento, sempre com foco em garantir um verão tranquilo e seguro a todos cidadãos gaúchos”, pontuou.

O Corpo de Bombeiros Militar efetuou 387 resgates e salvamentos. Em áreas de água doce monitoradas, não houve nenhum afogamento seguido de morte; em áreas descobertas, foram 28. A Polícia Militar fiscalizou 56.797 veículos e abordou 77.643 pessoas, apreendendo 47 armas de fogo. A Polícia Civil realizou 14 operações. O DetranRS realizou 2.056 abordagens e 1.830 testes de etilômetro, totalizando 595 autuações. E o Instituto-Geral de Perícias aumentou sua capacidade de atendimento, emitindo 94% a mais de carteiras de identidade em comparação ao mesmo período da operação passada.

Reunião Operação RS Verão Total   Covatti
Covatti disse que a Setur congregou secretarias e órgãos a fim de ampliar e qualificar os serviços para a população - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O secretário de Turismo, Vilson Covatti, citou a presença da gestão estadual no Litoral e a transferência da coordenação da operação para o gabinete do vice-governador. “É seu lugar de origem, transferimos com a sensação de dever cumprido. Conseguimos congregar as secretarias e órgãos do governo no sentido de oferecer a ampliação e a qualificação dos serviços para a população que está no litoral gaúcho. A Secretaria de Turismo seguirá trabalhando forte, unindo forças entre o poder público e a iniciativa privada, para fortalecer o turismo, dando ênfase a todas as rotas turísticas do nosso Rio Grande do Sul”, afirmou.

Também participaram da apresentação os secretários de Logística e Transporte, Juvir Costella, e de Comunicação, Tânia Moreira. 

Texto: Juliane Soska/GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom

Secretaria da Segurança Pública