Goularte recebe prefeito e comitiva de vereadores de General Câmara
Publicação:
Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (09) o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, recebeu o prefeito de General Câmara, Darci Garcia de Freitas, e comitiva de vereadores do município de General Câmara, em audiência solicitada pelo deputado estadual Jerônimo Goergen, na ocasião representado por seu chefe de Gabinete, Ernani Polo.
No encontro, Goularte ouviu dos parlamentares relatos sobre demandas do segmento da Segurança para General Câmara, como maior efetivo para a área urbana e também para o distrito de Santo Amaro, ponto turístico referencial do município. Conforme o prefeito, a comunidade é parceira da Segurança e sempre demonstrou isso com ações de qualificação e apoio à Brigada Militar e Polícia Civil. Como exemplo, citou o a aprovação de Projeto na Câmara local que definiu por doação de área para o novo prédio da Brigada, visto a atual sede da BM, pertencente ao município, estar em situação precária.
Segundo Freitas, em 2009, no comparativo com 2008, está havendo crescimento nas ocorrências criminais, gerando intranquilidade e cobranças ao poder público.
Já os vereadores Elton Barreto e Luis Fernando Franken, um dos problemas reside na pouca visibilidade do policiamento ostensivo, o que também corrobora para o clima de insegurança. Denúncias de fragilidade na infraestrutura da BM também foram trazidas à pauta.
Presente ao encontro, o diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias (DRIC), da Pasta, destacou que a comunidade precisa registrar as ocorrências, pois mesmo antes do registro ou dos acréscimos nos indicadores de criminalidade, as polícias terão elementos para gerenciar e qualificar suas ações operacionais, objetivando pronta-resposta aos anseios dos cidadãos.
De acordo com Goularte, a recomposição dos efetivos da BM já está acontecendo e, até o final deste ano, estarão no trabalho novos 3 mil PMs, oriundos de concurso público e atualmente em treinamento. O repasse de servidores para General Câmara será avaliado pela Pasta junto ao Comando da Brigada Militar, assim como as demais demandas trazidas ao encontro.