Goularte recebe direção do Sindicato Médico do RS
Publicação:
Nesta tarde de segunda-feira (16/09), o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte recebeu em audiência a direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Na pauta do encontro, três reivindicações da entidade direcionadas ao titular da Pasta.
Conforme a vice-presidente da entidade, Maria Rita de Assis Brasil, o Simers, há mais de cinco anos, mantém a campanha de controle da ingestão de álcool junto à população. Com a vigência da Lei Federal de nº 11.705, o Sindicato tem observado atentamente a estatística de ocorrências e de que forma ela vai se comportar no âmbito da sociedade gaúcha. Mesmo com a tendência de queda, o Simers pretende intensificar, junto à mídia, o trabalho de conscientização pública quanto aos benefícios do não consumo de bebidas alcoólicas à saúde humana. De acordo com Goularte, a SSP, por meio da Brigada Militar e Polícia Civil, está aberta ao fornecimento de dados estatísticos a partir das operações de fiscalização, tanto no trânsito urbano quanto nas rodovias estaduais, bem como ao suporte técnico para a análise desses números.
Outras duas questões abordadas no encontro foram á necessidade de uma ronda policial junto aos postos de saúde, a fim de garantir mais segurança aos trabalhadores nesses locais de atendimento à população, e a padronização nos procedimentos de exames de corpo de delito, em sintonia com o Departamento Médico-Legal (DML), órgão do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Segundo a secretária-geral do Simers, Ana Maria Moreira, ao realizarem exames em indivíduos levados pela Brigada Militar não cabe aos profissionais da saúde o mero cumprimento de uma formalidade da lei. “É necessário que haja, além do entendimento correto entre as partes, a liberação de todas as informações necessárias por parte dos policiais em relação aos profissionais da saúde”, observou ela.
À audiência também estiveram presentes o titular do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), tenente-coronel Silanus Serenito de Mello, o major André Luiz Córdova, do Estado Maior da Brigada Militar, e o diretor do Departamento de Gestão da Estratégia Operacional (DGEO), da SSP, tenente-coronel Marco Antônio Moura dos Santos.