Forças de segurança apoiam transporte de vacinas contra a Covid-19 para o interior do RS

Três aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil levaram doses para cinco municípios do Estado nesta terça-feira (19/1)

Caixa de isopor com cartaz vermelho com a palavra "frágil" no interior de um helicóptero da BM. Pela janela à esquerda, visão aérea de uma cidade.
Primeira decolagem com as doses da vacina ocorreu às 9h10min, rumo a Caxias do Sul - Foto: Gregóri Bertó/SSP

A esperança por dias melhores chegou pelo ar em municípios do Interior do Estado. Na manhã desta terça-feira (19/1), três aeronaves de instituições da Secretaria da Segurança Pública apoiaram o transporte dos primeiros lotes da vacina contra a Covid-19 para os municípios de Caxias do Sul, Carazinho, Erechim, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. Os lotes no total de 37.480 doses são parte das 341,8 mil unidades recebidas pelo Estado.

Dois policiais militares carregam uma caixa de isopor com doses da vacina contra Covid-19.
Primeiro lote de vacinas desembarcou em Caxias do Sul às 9h25min desta terça-feira (19/1) - Foto: Gregóri Bertó/SSP

A operação teve início às 7h, com emprego de três aeronaves – um helicóptero e um avião da Brigada Militar (BM) e um helicóptero da Polícia Civil – a partir do hangar do Batalhão de Aviação da BM (BavBM), ao lado do aeroporto Salgado Filho. As decolagens rumo aos destinos tiveram início as 9h10 – o primeiro lote posou em Caxias do Sul as 9h35min. A cidade da Serra recebeu no total 14 mil doses. Para Erechim e Palmeiras das Missões, foram enviadas 9.720, e para Carazinho e Santo Ângelo, outras 13.760.

Delegado Ranolfo, em pé, de paletó cinza e camisa branca sem gravata, com máscara contra a Covid-19. Ao fundo, avião da BM.
Vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo acompanhou embarque das vacinas no hangar da BM - Foto: Gregóri Bertó/SSP

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, acompanhou o embarque das caixas com as vacinas e celebrou a participação das forças de Segurança no apoio para levar a imunização aos gaúchos. “Não tenho dúvida da importância desse momento, estamos começando a vacinação no nosso Estado. Mas é importante lembrar: devemos manter todos os protocolos sanitários, usar a máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos ou usar o álcool gel. Iniciamos, desde a noite de ontem (segunda-feira), uma nova fase da pandemia”, alertou Ranolfo.

Além do transporte aéreo, também estão sendo encaminhadas doses por via terrestre para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) em todo o Estado. Do total de doses recebidas pelo RS, estão sendo distribuídas inicialmente 170,8 mil unidades. A quantidade remanescente das vacinas ficará armazenada pelo Estado para o posterior envio da segunda dose desse público, cuja previsão para aplicação é entre duas e quatro semanas após a primeira.

Homem de costas, em pé, gesticula com o braço direito para o alto diante de um helicóptero da Polícia Civil que acaba de decolar e está a poucos centímetros do chão.
Helicóptero da Polícia Civil também foi empregado no transporte de doses da vacina - Foto: Raquel Barcellos/Polícia Civil

Ainda nesta terça-feira (19/1) serão definidas as quantidades por município, após o trabalho nas coordenadorias regionais de saúde (CRS) de separar as caixas para cada cidade, seguindo os critérios populacionais dos grupos prioritários. Após, as prefeituras dos 497 municípios devem retirar na respectiva CRS o quantitativo proporcional à população a ser vacinada.

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência; pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) – asilos – e população indígena aldeada.

Ainda no final da noite de segunda-feira (18/1), em ato simbólico no saguão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), foram vacinados os cinco primeiros gaúchos, representando os grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunizações. Receberam a imunização Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care; Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do HCPA.

Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP e Vanessa Kannenberg/Secom
Edição: Ascom SSP