Força-tarefa Fios e Cabos trabalha em integração com a Polícia Federal na Região Metropolitana

A Operação Anatólia da PF visa desarticular grupo criminoso que atua com comércio ilegal de cabos subtraídos da Trensurb

- - Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (15/10), a Operação “Anatólia”, com o objetivo de desarticular grupo criminoso que atua na receptação qualificada e no comércio ilegal de cabos subtraídos da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) e das Concessionárias de Energia Elétrica. A força-tarefa Fios e Cabos, da Secretaria da Segurança Pública (SSP) atuou em parceria com a PF no combate a receptação e comércio de sucata irregular A ação também integrou a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

- - Foto: Pablo Cardoso/SSP

Durante a ação, cerca de 50 policiais federais, além de aproximadamente 100 integrantes das demais forças de segurança, cumpriram 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. As ordens judiciais foram emitidas pela 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo.

Funcionários de companhias de energia e de telefonia que atuam no Estado, além de seguranças metroviários da Trensurb participaram da ação.

A investigação se iniciou a partir de representação da Trensurb, em razão dos reiterados furtos de cabos na linha metroviária, circunstância que vem gerando prejuízo de ordem pública, seja pela interrupção do principal transporte intermunicipal da região metropolitana, seja pelo elevado risco de graves acidentes.

Além do risco de acidentes e do comprometimento da prestação adequada dos serviços, as constantes subtrações de cabos ensejam considerável prejuízo financeiro para os cofres públicos, da ordem de mais de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais), referente ao custo da reposição dos materiais e da colocação de reforços de proteção.

O nome da Operação faz referência à região da “Anatólia”, atual Turquia, local dos primeiros registros conhecidos de uso do cobre.

Efetivo Envolvido

- 50 policiais da PF