Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Força-tarefa dos desmanches apreende sucata automotiva em Novo Hamburgo

Na 112ª edição da operação, foi encontrado um veículo em situação de furto/roubo

Publicação:

--
-- - Foto: divulgação/SSP

A Força-Tarefa dos Desmanches, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), vistoriou um estabelecimento no município de Novo Hamburgo nesta quarta-feira (26/4). O local irregular foi interditado e a quantidade de sucata apreendida pode chegar a 50 toneladas.

Além de não estar em conformidade com a Lei dos Desmanches, o estabelecimento apresentava risco de dano ambiental e armazenava dois motores com a numeração suprimida. O local também foi notificado pois não possuía PPCI para o funcionamento.

Toda sucata recolhida será encaminhada para a reciclagem na empresa Gerdau, parceira da SSP na força-tarefa.

O coordenador da ação, major Jefferson Eroni Gonçalves, apontou a importância da força-tarefa para tirar de circulação peças irregulares. “Além de coibir os crimes de receptação e comercialização irregular, nos estabelecimentos vistoriados sempre identificamos risco de dano ambiental, o que reforça a importância da ação para a sociedade”, enfatizou.

A Força-Tarefa dos Desmanches faz parte das políticas públicas que coíbem a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. O trabalho é coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, CEEE Equatorial, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata.

Durante este período, foram realizadas 112 edições, visitados 63 municípios, 159 desmanches interditados, 91 presos em flagrante, e mais de 8 mil toneladas de sucatas apreendidas. No período foram aplicados R$ 1.355.993,72 em multas.


Texto: Lurdinha Matos/SSP

Secretaria da Segurança Pública