Estado realiza formatura de novos delegados da Polícia Civil
Publicação:

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 28/3, a Solenidade de Formatura da 51.ª turma do Curso de Formação de Delegados de Polícia. Os 19 delegados em formação iniciaram o curso em 18 de outubro de 2024 e tiveram 855 horas aula. A formatura aconteceu no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), na zona leste de Porto Alegre.
Os 14 homens e as 5 mulheres, aptos a desempenhar função de delegado de polícia, estudaram disciplinas como Investigação Criminal, Direito Penal, Criminologia, Inteligência Policial, Direitos Humanos e técnicas operacionais, incluindo estágios práticos. Após a devida posse, serão alocados em Porto Alegre, na região metropolitana da capital e em municípios do interior, estando a definição dessa distribuição em fase final de ajustes, visando à otimização da alocação dos referidos profissionais. Esse reforço contribuirá diretamente para o aprimoramento das ações de combate à criminalidade
Em seu pronunciamento, o governador Eduardo Leite, que foi escolhido como patrono da turma, destacou a importância da formação para a segurança do Estado.
"Hoje celebramos não apenas a formatura de novos delegados, mas o compromisso contínuo do nosso governo com a segurança pública. Nos últimos seis anos, o programa RS Seguro tem sido fundamental para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. Esses profissionais são peças-chave nessa estratégia", afirmou o governador.

“Eu queria parabenizar a Polícia Civil gaúcha e falar da sua importância no combate ao crime. Todos sabem hoje que a nova forma de atuação do crime, não só no Estado como em todo o Brasil, é através do crime organizado. Não existe nada mais efetivo para controlar, combater e reprimir o crime organizado do que investigação policial de qualidade e inteligência policial. Fica muito evidente a importância de reforço na Polícia Civil", afirmou o Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.
O Chefe de Polícia do Estado, Fernando Sodré, parabenizou os delegados que se formam, e, em um momento, saudou especialmente os que vieram de fora do estado.
“Sou paulista e vim para o Rio Grande do Sul há 37 anos. Com isso, posso dizer para vocês, que estão chegando em um estado que acolhe, recebe e transforma todos nós em gaúchos de alma. Desejo felicidade aos formandos”, disse.
Além do Governador, Secretário da Segurança, e do Chefe de Polícia, estiveram presentes no evento, o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Cel. Mario Ikeda, o Subchefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro e a Diretora-Geral da Acadepol delegada Elisangela Melo Reghelin.