Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Em São Paulo, comitiva da SSP acompanha inovações em sistemas de prevenção contra roubos a banco

Visita técnica visa conhecer planejamento de segurança desenvolvido em agências modelo de instituições financeiras

Publicação:

Secretário Adjunto de Segurança Pública Coronel Frota e autoridades gaúchas conheceram estratégias de proteção de corporações
Secretário Adjunto de Segurança Pública Coronel Frota e autoridades gaúchas conheceram estratégias de proteção de corporações - Foto: Divulgação/SSP

O secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), coronel Marcelo Gomes Frota, e diretores de departamentos da pasta realizaram visita técnica para conhecer aspectos relevantes de sistemas de segurança em sede nacionais de instituições financeiras, em São Paulo. A comitiva participou de reuniões entre os dias 28 e 30 de setembro, na capital paulista.

Na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o encontro foi conduzido pelo diretor de Inovação, Produtos e Serviços, Leandro Vilain, com a participação de responsáveis pelo setor de segurança de diversas entidades financeiras. Na oportunidade, foram apresentadas as principais questões criminais, bem como os avanços das medidas adotadas pelas instituições para a redução de riscos e maior proteção da rede bancária e dos usuários. Além disso, foram encaminhadas possibilidades de medidas para maior articulação, compartilhamento de informações e tecnologias, além de treinamento de efetivo dos bancos visando o aperfeiçoamento das ações de segurança na prevenção e repressão de ações criminosas contra estabelecimentos financeiros.

Card indicadores - Ataques a banco no RS de janeiro a agosto
Ataques a banco no RS de janeiro a agosto

Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul tem batido seguidos recordes de redução de ataques a banco (soma dos registros de furto e roubo), atingindo o menor patamar desde que esse tipo específico de crime teve sua contabilização sistematizada no Estado, em 2012. Em agosto, mês em que o país acompanhou com espanto uma quadrilha de assaltantes de banco sitiar o município de Araçatuba, no noroeste de São Paulo, o Rio Grande do Sul alcançou pela segunda vez desde que se tem registros o feito de zerar o indicador. Não houve no Estado qualquer ataque a banco – situação semelhante só havia ocorrido antes em junho deste ano, também na atual gestão.

Card indicadores - Ataques a banco no RS em agosto
Ataques a banco no RS em agosto

A queda de 100% no recorte mensal colaborou ainda para acentuar a retração no acumulado desde janeiro, que também caiu para sua menor marca na série histórica. Em oito meses de 2021, o RS soma 32 ataques a banco, seis a menos que os 38 de igual período no ano passado, o que equivale à uma queda de 15,8%. Frente a 2016, quando a soma de roubos e furtos a instituições financeiras atingiu o pico de 201 casos entre janeiro e agosto, a queda chega a 84,1%.

A comitiva gaúcha também visitou as sedes dos bancos Santander e Itaú, onde foram apresentadas as centrais de controle e monitoramento de cada uma, a estruturação dos sistemas de segurança, bem como os laboratórios que tratam da utilização de novos sistemas e ferramentas de proteção e monitoramento. A delegação também esteve na empresa AutoDefesa Brasil, que atende as duas instituições, para conhecer outros sistemas que têm contribuído na redução de incidentes na rede bancária.

A troca de informações uniu o conhecimento de excelência das entidades e empresas e as experiências de referência dos órgãos de Segurança Pública do RS no enfrentamento especializado aos crimes em estabelecimentos financeiros, com ações integradas orientadas pelo Programa RS Seguro, que tem resultado em reduções históricas em praticamente todos os indicadores de criminalidade no Estado.

Temas como o avanço das medidas adotadas pelas instituições para a redução de riscos foram discutidos pelas autoridades
Temas como o avanço das medidas adotadas pelas instituições para a redução de riscos foram discutidos pelas autoridades - Foto: Divulgação/SSP

Além do secretário adjunto da SSP, participaram da comitiva o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), coronel Marcel Vieira Nery, o coordenador do Observatório da Segurança Pública da SSP, coronel Luiz Fernando de Oliveira Linch, e o coordenador do Sistema de Integração com os Municípios, major Marcio Luiz da Costa Limeira, representando o órgão Central da SSP. O diretor de Logística e Patrimônio da Brigada Militar, tenente-coronel Mac Arthur Matteo Vilanova, e o chefe da Seção de Inteligência do Estado-Maior da BM, tenente-coronel Rogério Araujo de Souza, representaram a BM. A delegada Simone Viana Chaves, do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil, e o delegado João Paulo de Abreu, da Delegacia de Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), representaram a polícia judiciária gaúcha.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública