Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

DetranRS reforça informações para condutores estrangeiros

Publicação:

-
Captura da tela inicial do site informacion.detran.rs.gov.br - Foto: DetranRS

Está no ar o hotsite em espanhol, criado pelo DetranRS para orientar os motoristas estrangeiros que circulam pelo Estado nesse verão, em especial, vindos da Argentina e do Uruguai. Acessível em detran.rs.gov.br, pelo banner Información para Extranjeros, ou direto pelo endereço informacion.detran.rs.gov.br, reúne conteúdo essencial para os hermanos evitarem problemas nas estradas gaúchas. Traz ainda um botão para atendimento do DetranRS por WhatsApp.

A página, desenvolvida internamente na Assessoria de Comunicação Social da autarquia, apresenta informações sobre a legislação de trânsito brasileira, como documentos e equipamentos obrigatórios, sobre o pagamento de multas pendentes, além de links para consultas, telefones úteis e outras orientações. 

O DetranRS tradicionalmente reforça a orientação aos estrangeiros nessa época do ano desde 2015, quando colocou no ar a primeira versão do hotsite. De lá para cá, vem sendo atualizado anualmente e divulgado também por meio de campanha digital de impulsionamento nas redes sociais, que tem com público-alvo motoristas uruguaios e argentinos que podem viajar ao Brasil no período de férias.  

A ideia é simplificar a informação e evitar transtornos, pois o estrangeiro com multas em aberto não pode sair do país com o veículo, até que essas sejam quitadas. As pendências podem ser de anos anteriores, às vezes de antigos proprietários, por isso, mesmo que o motorista nunca tenha vindo ao Brasil, a orientação é que consulte a situação de seu veículo antes de viajar. É possível gerar as guias de pagamento através dos links indicados. 

 

Pedágios e Free Flow 

Uma das principais novidades para os visitantes dos países vizinhos é o Free Flow. Condutores de todos os veículos precisam ficar atentos aos portais de cobrança automática de pedágios, que registram a passagem por meio de pórticos com fluxo livre, presentes em seis pontos do Estado: 

ERS-122 (km 4), em São Sebastião do Caí 
ERS-122 (km 45), em Farroupilha 
ERS-122 (km 108), em Antônio Prado
 
ERS-122 (km 151), em Ipê
 
ERS-446 (km 6), em Carlos Barbosa
 
ERS-240 (km 30), em Capela de Santana
 

O Free Flow usa câmeras, antenas e sensores para identificar a placa do veículo e emitir a cobrança. Os motoristas não precisam diminuir a velocidade para pagar a tarifa, o que ajuda na fluidez do tráfego, mas pode não ser percebido pelos condutores, especialmente os estrangeiros. O não pagamento da tarifa no prazo de até 30 dias da data da passagem pelo Pórtico gera uma infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, emitida pelo DAER, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito. 

Quem passou no Free Flow pode pagar o pedágio por:  

  1. TAG: usuários de tag de uma empresa fornecedora (Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e taggy) terão suas passagens cobradas automaticamente, desde que o serviço esteja ativado. 
  2. Site/Aplicativo da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG): https://freeflow.csg.com.br/. Basta informar a placa do veículo. 
  3. Totem de Autoatendimento: localizados nas Bases de Atendimento ao Cliente da CSG, sendo possível pagar por pix, cartão de crédito ou débito. Consulte os endereços no site https://www.csg.com.br/free-flow#totem 
Secretaria da Segurança Pública