Delegacia do Futuro, em Santa Cruz do Sul, concretiza os três i's da nova Segurança Pública
Modernização da DPPA na cidade reflete os pilares do programa RS Seguro: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado
Publicação:

Já imaginou entrar em um lugar moderno, com controle de ingresso, atendimento especializado para grupos que mais precisam e, principalmente, com espaços adequados para evitar uma recepção conjunta que poderia gerar incômodo e desconforto? Assim é a recém-reformada Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul. A porta principal é só para o público atendido. Suspeitos e presos em flagrante entram por um espaço lateral, sem qualquer contato com a comunidade que busca atendimento na unidade. A obra planejada custou cerca de R$ 600 mil, um montante adquirido por órgãos e entidades locais e repassado à Polícia Civil para execução do projeto.
A entrega do projeto concluído, que ocorreu nesta terça-feira (1º/10), concretiza o resultado do empenho nos três pilares que orientam uma nova forma de trabalhar a Segurança Pública no Rio Grande do Sul: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado. Os chamados três i’s são as premissas do Programa Transversal e Estruturante RS Seguro, lançado no final de fevereiro pelo vice-governador e Secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, com a missão de construir um Estado mais seguro para viver e investir.

O planejamento moderno dos ambientes para proporcionar às vítimas um atendimento aprimorado é resultado do investimento qualificado de recursos obtidos pela integração com a comunidade local, e também vai permitir um trabalho mais organizado e inteligente da Polícia Civil na cidade.
Presente na inauguração das novas instalações, o vice-governador exaltou o empenho da comunidade para qualificar as estruturas da Segurança Pública. "Quero levar para outros municípios e regiões do nosso Estado, esse exemplo aqui de Santa Cruz do Sul. É isso que a sociedade quer. É isso que a sociedade almeja. Estão de parabéns todas as pessoas que tiveram participação nesse projeto que temos a felicidade de agora concretizar", afirmou Ranolfo.

O delegado da 16ª Delegacia Regional de Polícia (16ª DRP) de Santa Cruz do Sul, Luciano Fernandes Menezes, foi o idealizador da modernização do espaço, de aproximadamente 500m². Para pleitear recursos junto às entidades municipais, Menezes reuniu a delegada titular e os agentes da DPPA buscando entender as necessidades de reforma do espaço, de forma a planejar um ambiente inovador e acolhedor.

Com a articulação de Menezes, foi possível reunir recursos da prefeitura, do Ministério Público do Trabalho, do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública e de associações empresariais locais para realizar a obra. "Aqui nós temos uma parceria. A Polícia conta ajuda da comunidade e dos poderes constituídos. Temos há algum tempo uma lei municipal pela qual o Executivo nos passa recursos. Temos uma aceitação muito grande. Essa parceria é fundamental na medida em que todos os nosso projetos recebem o apoio e a condição de serem realizados a partir do crédito e do respeito que a gente vem angariando. É uma questão fundamental para que possamos estar hoje inaugurando um espaço como esse", comemorou o delegado Menezes.

Segundo a delegada titular da 1ª DPPA, Raquel Paim da Silva Schneider, durante os sete meses de construções, o atendimento da delegacia foi realizado no segundo andar do prédio. A unidade dividiu espaço com a 1ª DP, no mesmo andar onde também funciona a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO). A comunidade, segundo Raquel, entendeu e aceitou bem o atendimento improvisado. “As pessoas viam que era uma melhoria para todos”, aponta.
A nova DPPA tem ainda ambientes para atendimento geral, com organização e distribuição de senhas, além profissionais especializados no acolhimento a grupos vulneráveis.

A unidade agora conta também com uma Sala das Margaridas, um espaço reservado para o atendimento qualificado da Polícia Civil a mulheres vítimas de violência. Com esta ação, a instituição busca oferecer um ambiente de aproximação e confiança às vítimas no momento de fazer o primeiro relato à polícia sobre o que sofreram, o que ajuda a qualificar a sequência das investigações.

Além da reinauguração da DPPA, também foi feita a entrega de oito novas viaturas para a Polícia Civil no município. A aquisição dos veículos foi possível a partir de uma negociação encaminhada pelo delegado Menezes para converter uma dívida da empresa Kopp com o Estado na compra dos veículos, que serão utilizados pelas delegacias da cidade.