Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Decretos assinados por Yeda autorizam concursos, nomeações e compra de veículos à segurança

Publicação:


Três decretos para fortalecer a segurança pública no Rio Grande do Sul foram assinados nesta quarta-feira (15/10) pela governadora Yeda Crusius, na cerimônia de entrega de 60 coletes à prova de bala para a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC). O primeiro autoriza a nomeação de 16 candidatos aprovados em concurso público (quatro assistentes sociais, quatro psicólogos e oito médicos). Eles integração as equipes do Programa de Saúde Prisional. O segundo autoriza abertura de concurso para provimento de três mil vagas de policiais militares à BM e o terceiro autoriza a Secretaria da Segurança Pública a abrir licitação, na modalidade pregão, para a compra de 274 veículos ao programa Estruturante Cidadão Seguro.

Nem sempre, conforme Yeda Crusius, é possível "esperar o ritmo normal da máquina pública. Nós vamos furar a fila", disse ela, numa referência às ações já adotadas pelo Governo do Estado na área da segurança. Os 274 veículos serão distribuídos da seguinte forma: 176 à BM, 79 à Polícia Civil, 11 à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), 7 ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) e um caminhão ao Corpo de Bombeiros. A propósito, lembrou a governadora, vai ser superada este ano a meta de aquisição de veículos. Serão acrescentadas 800 novas viaturas à frota de 2,4 mil veículos.

Instituto Chega de Violência

Durante o ato de hoje – com a presença de secretários, OAB/RS, cúpula da BM e PC, parlamentares e representes do Instituto Chega de Violência –, a governadora foi elogiada pela sua participação nas ações do Instituto, desde o seu tempo de parlamentar. Este fato foi lembrado pela presidente do Instituto, Corina Breton. Ela agradeceu o apoio de Yeda e citou frase do filósofo Jean Paul Sartre: "A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota."

O Instituto Chega de Violência entregou hoje 40 coletes balísticos para a Brigada Militar e outros 20 à Polícia Civil. Os equipamentos foram adquiridos com recursos arrecadados em um concerto beneficente com o pianista Miguel Proença em 22 de junho do corrente ano no Teatro do Sesi, na Capital.

O secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, manifestou gratidão pelo suporte dado pelo Instituto Chega de Violência e do esforço coletivo na busca da paz e da responsabilidade social. A ex-presidente do Instituto, Helena Raya Ibanez, falou da importante ação de Yeda na entidade, antes de ter sido eleita governadora. Ela pediu, a todos, envolvimento na causa do fim à violência. Os coletes foram produzidos com moderna tecnologia.

Secretaria da Segurança Pública