Deca realiza seminário sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicação:
O Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil, realiza nesta quinta-feira (24), em Torres, o 1º Seminário sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a Rede de Proteção no Litoral Norte. Entre as autoridades, estarão presentes no evento, o chefe de polícia, delegado Acelino Felipe da Fonseca Marchisio, o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Pedro Carlos Rodrigues, e o diretor do Deca, delegado Paulo de Tarso Castro Araújo.
O encontro objetiva a troca de experiências, através do relato de cada componente da Rede, para auxiliar e identificar sinais de violência sexual ou doméstica, visando sempre atender os direitos da criança e do adolescente. Esta iniciativa, inédita no Litoral Norte, pretende estabelecer políticas sociais públicas em conjunto com entidades não-governamentais, na busca da execução das ações preconizadas pelo ECA.
Participarão também do evento, professores municipais e estaduais, policiais civis, conselheiros tutelares, agentes de saúde e assistência social e demais profissionais componentes da Rede de Atendimento. O seminário inicia-se às 9h, no Centro de Eventos Guarita Park Hotel, na rua Alfiero Zanardi, nº 1017.
Programação:
8h30min – Credenciamento;
9h – Abertura Oficial;
10h15min – Intervalo;
10h30min – Painel: Problemas e Soluções do Atendimento em Rede – convidados: Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil;
12h – Almoço;
13h30min – Palestra: Sinais de Maus Tratos e Violência Sexual – palestrante: psicóloga Suzana Braum;
15h – Palestra: Adolescente Infrator e Criança e Adolescente Vítimas – palestrante: delegada Sônia Maria Dall’Igna;
15h45min – Intervalo;
16h – Palestra: Perspetivas do Deca e Integração da Rede – Expositor: diretor do Deca Paulo de Tarso;
16h30min – Dinâmica de Grupo Equipe do Deca;
17h – Encerramento.