Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Cursos da Acadepol incluirão técnicas francesas

Publicação:

Com a presença do adido policial da Embaixada da França, no Brasil, Daniel Rippoll, e do diretor da Acadepol, delegado Ênio Gomes de Oliveira, encerrou-se na manhã desta sexta-feira (25/11) o Curso sobre Técnicas Operacionais no Combate ao Crime Organizado, ministrado por instrutores da polícia francesa. Os 30 alunos do curso, delegados e inspetores da polícia civil gaúcha, são, em sua maioria, professores da Acadepol — Academia de Polícia Civil. As técnicas aprendidas, depois de estudadas e debatidas pela equipe docente, serão adaptadas à realidade local e incluídas nos cursos de capacitação e formação da Academia.

O curso ministrado na Acadepol faz parte de intercâmbio que vem sendo desenvolvido pelo governo francês em todo o país há dez anos. Esta é a terceira vez que instrutores franceses vêm ao Rio Grande do Sul. Satisfeito com os resultados do curso, o adido policial da Embaixada da França, Daniel Rippol, diz que há interesse grande, por parte da França, no contato com as polícias estaduais. "Nosso contato obrigatório é com a polícia federal, mas, no contato com as polícias estaduais, temos visão maior dos problemas de segurança pública brasileiros, e do nível e manifestações da delinqüência local".

Daniel Rippol destacou, ainda, que há demanda bastante grande pelos cursos que o governo francês vem oferecendo em todo o país. "Não temos capacidade para atender todas as solicitações. O ideal para nós seria oferecer cursos regionais, onde teríamos contato com polícias de vários estados ao mesmo tempo". O adido policial salientou, ainda, que este intercâmbio enriquece a ambos os países, pois "neste setor, o tipo de trabalho que é necessário desenvolver é exatamente igual".

Por sua vez, o diretor da Acadepol, Ênio Gomes de Oliveira, ressaltou que o curso ministrado pelos franceses faz parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Academia, de aperfeiçoamento do profissional de polícia civil. "Temos desenvolvido cursos de formação e capacitação constantemente, buscando conhecer as técnicas desenvolvidas nos diversos países e adaptá-las a nossa realidade cultural".

Secretaria da Segurança Pública