Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar do RS forma 53 novos capitães

Publicação:

Na imagem, formandos do Curso Superior Bombeiro Militar do  Corpo de Bombeiros Militar entrando no Ginásio Gigantinho.
Cerimônia de formatura de 53 novos capitães do Corpo de Bombeiros ocorreu nesta sexta (22) - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Corpo de Bombeiros do RS (CBMRS) realizou, nesta sexta-feira (22/7), a cerimônia de formatura de 53 novos capitães da sua corporação, que atuarão em diversas regiões do Estado. A turma é formada por 39 homens e 14 mulheres, que cumpriram uma carga de 2.739 horas-aulas no curso iniciado em 31 de março de 2021.

Na imagem, bombeiro e cão descendo de rapel na cerimônia de formatura do Curso Superior Bombeiro Militar do  Corpo de Bombeiros Militar  no Ginásio Gigantinho.
Binômio (bombeiro e cão) faz demonstração em solenidade - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Os novos capitães aprenderam diversos ramos do conhecimento necessários ao desempenho das atribuições, como Direito aplicado à função, defesa civil, administração pública, gestão de pessoas e de recursos financeiros, combate a incêndio, busca e salvamento de pessoas e animais, atendimento pré-hospitalar, entre outras. A supervisão e a coordenação foram da Academia de Bombeiro Militar e a execução foi da Escola Superior de Bombeiro Militar.

“Ser bombeiro é uma atividade nobre, diferenciada. Não é um emprego simples. É uma vocação salvar e preservar vidas. Nossa previsão é que os recém-formados já estarão atuando nas ruas e liderando suas equipes a partir do mês que vem”, afirmou o governador Ranolfo Vieira Júnior, que foi o paraninfo da turma e participou da cerimônia realizada no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.

Com os novos profissionais, o CBMRS contará com 61 capitães em seu quadro. A novidade da formação dos capitães foi a realização do primeiro curso de especialização em segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco, com 360 horas-aula. Esse módulo, que cumpre um requisito da Lei Kiss, foi aplicado em conjunto com a Ufrgs por meio da Escola de Engenharia. Segundo o comandante-geral do CBMRS, Luiz Carlos Neves Soares Júnior, a conclusão dessa etapa possibilitou que os capitães obtivessem o título de especialista de segurança contra incêndios.

Novas viaturas

Na imagem, viiaturas entregues na cerimônia de formatura do Curso Superior Bombeiro Militar do  Corpo de Bombeiros Militar  no Ginásio Gigantinho.
Novos veículos serão utilizados em atendimentos em Porto Alegre, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Camaquã, Cidreira e Quaraí - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini


Após o evento, no pátio do Gigantinho, foram agregadas novas viaturas ao CBMRS. Os veículos, considerados leves, serão utilizados para o atendimento de ocorrências nas regiões e municípios de Porto Alegre, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Camaquã, Cidreira e Quaraí.

Texto: Lucas Barroso
Edição: Christianne Schmitt/Secom


Secretaria da Segurança Pública