Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros de Santiago comemora 25 anos

Publicação:

Com uma série de atividades programada pelo Comando do Corpo de Bombeiros de Santiago, os bravos homens do fogo puderam, das mais diversas formas, demonstrar todo o seu potencial no cumprimento de sua missão durante os 25 anos de existência. Missão esta, que resultou em inúmeros elogios por parte da comunidade, com uma grande repercussão na mídia local.

 

O Corpo de Bombeiros de Santiago, criado em 06 de Fevereiro de 1982, pela Lei Municipal n° 25, de 26 de Outubro de 1982, instalado inicialmente em um galpão anexo às antigas instalações do 5º RPMon, contava com um efetivo de 14 homens, um sargento, quatro cabos e nove soldados, sob o comando do 2º Sgt Luís Jonada Ribeiro Rodrigues, primeiro comandante, que teve a difícil missão de iniciar as atividades de bombeiro em Santiago.

 

Das dificuldades do início até os dias atuais, muitas transformações. A Fração de Bombeiros possuía apenas uma viatura, o saudoso Auto Bomba Tanque prefixo 0730, ano 1973, também possuía deficiências de equipamentos e materiais que em muito prejudicava a atividade dos homens do fogo do recém instalado Corpo de Bombeiros de Santiago. Em 1985, a Fração de Bombeiros foi transferida para a Rua Osvaldo Aranha e, de lá, em 1987, para a Rua Bento Gonçalves. Finalmente, em 1990, instalou-se definitivamente no endereço atual retornando ao  local de origem, agora de forma definitiva e com melhores instalações, em decorrência do 5º RPMon ser transferido para as margens da BR 287.

 

O Corpo de Bombeiros possui, hoje, um efetivo de 33 homens, nove viaturas atendendo aos chamados da comunidade santiaguense e da região, nos casos de socorros públicos de urgência e emergência, nas atividades preventivas e de defesa civil. Comunidade esta de mais de 100.000 habitantes, em 8.554 Km², numa área de responsabilidade composta pelos municípios de Santiago, São Francisco de Assis, Jaguari, São Vicente do Sul, Nova Esperança do Sul, Unistalda e Capão do Cipó.

 

O Corpo de Bombeiros, inserido na comunidade, participa anualmente do projeto Cidade Ativa e das Campanhas do Agasalho e Natal Sem Fome, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social do município, além de eventos esportivos em seu campo de futebol sete, envolvendo crianças, jovens e adultos, por meio de torneios beneficentes.

 

Entre as atividades comemorativas, destacaram-se: na quinta-feira (01/2) o lançamento da semana alusiva ao 25º aniversário; na sexta-feira (02/2),  palestras sobre prevenção contra incêndio nas empresas: Calçados Santiago e Tritícola Santiaguense e exposição na praça Moisés Viana; no sábado (03/2) promoção “Bombeiro por um dia”, entrevista com o efetivo de serviço no programa “Olho Vivo”, de Jones Diniz e simulado de salvamento em prédio residencial; no domingo (04/2) o evento “Momento de Reflexão”, na segunda-feira (05/2) novo simulado de salvamento em veículo acidentado e sessão solene alusiva ao 25º Aniversário do Corpo de Bombeiros, na Câmara de Vereadores. E, na terça-feira (06/2), exposição de manequim na Loja Código B.

 

Durante a programação foram homenageados como bombeiros-destaque nos 25 anos, o 1º Sgt João Homero Ferreira Castilho e o Sd. Cláudio Brasil Soares dos Santos. Também o Sgt Cláudio César Gomes Guillet recebeu o Troféu de Bombeiro Mais Antigo na atividade,  permanecendo desde a criação até hoje.

 

Encerrando as atividades, ocorreu o Torneio de Futebol Sete – “Homem do Fogo”, com a participação, na 1ª fase, de equipes de Santiago e na 2ª, equipes formadas pelos Corpos de Bombeiros convidados. Sagrou-se campeã a equipe da 11ª Companhia de Santiago. A equipe do Corpo de Bombeiros de Horizontina ficou com o vice-campeonato, a equipe do 4° CRB/Santa Maria, com o terceiro lugar e a equipe do Corpo de Bombeiros de Santiago, com o quarto lugar. O goleador do torneio foi o atleta Enilson, do 5° RPMon, com seis gols e o goleiro menos vazado o atleta Milani, da 11ª Cia, com apenas quatro gols sofridos.

 

A Unidade de Santiago é comandada pelo Cap José Branco Sobrinho.

 

Secretaria da Segurança Pública