Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coronel Marcelo Frota é o novo secretário adjunto da Segurança Pública

Publicação:

Desde 2014, Frota ocupa o posto de presidente da Associação dos Oficiais da BM (AsofBM)
Desde 2014, Frota ocupa o posto de presidente da Associação dos Oficiais da BM (AsofBM) - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Por Claiton Silva

O coronel da reserva Marcelo Gomes Frota é o novo secretário adjunto da Segurança Pública. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (07) pelo governador Eduardo Leite e pelo titular da pasta e vice-governador, delegado Ranolfo Vieira Junior.

Natural de Porto Alegre, Frota tem 54 anos de idade e 35 anos de serviços prestados ao Estado. Ingressou no Curso Superior de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar em 1983. Formado em Direito, possui especialização em Bombeiro Militar, em Administração Militar, em Gestão de Segurança Pública e em Direito Público.

O oficial foi comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, chefe de gabinete do comandante-geral da Brigada Militar (BM) e chefe do Estado-Maior do Comando Rodoviário da BM (CRBM). No Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), comandou o 8º BBM (Canoas) e foi chefe dos guarda-vidas da Operação Golfinho entre 1990 e 1994. Frota ainda possui em seu currículo a função de ajudante de ordens, no governo de Antônio Britto (1995-1999).

Desde 2014, ocupa o posto de presidente da Associação dos Oficiais da BM (AsofBM). A entidade conta com cerca de 1,5 mil filiados e representa os oficiais da corporação e do CBMRS. É, também, vice-presidente da Federação Nacional de Oficiais Militares (FENEME).

Secretaria da Segurança Pública