Consulta Popular terá 10 mil urnas para votação nesta quarta-feira
Publicação:
Cidadãos munidos de título de eleitor ou carteira de identidade vão dispor de 10 mil urnas para eleger as prioridades da sua região através da Consulta Popular. Na edição 2009, que se realiza nesta quarta-feira (05), é permitida a escolha de até quatro ações estruturantes do governo do Estado, entre uma relação contendo no mínimo dez e no máximo 14 itens.
O governo do Estado investirá R$ 115 milhões no atendimento às demandas, que foram selecionadas pelas comunidades e definidas como prioridades em audiências públicas organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais e pelos Conselhos de Desenvolvimento (Coredes). Do total dos recursos, R$ 15 milhões serão distribuídos conforme o coeficiente de participação das comunidades. Ou seja, quanto maior a participação de eleitores em uma região, maior será o valor a que ela terá direito dentro deste montante.
Urnas fixas e volantes, das 9h às 21h (e em centros maiores, até meia-noite), ininterruptamente, estarão disponíveis em locais públicos, como escolas, delegacias de polícia, quarteis da Brigada Militar (BM), prefeituras, repartições estaduais, postos de saúde, universidades e estações rodoviárias, para receber as cédulas em papel.
A exemplo das edições anteriores, a Consulta Popular deste ano oferece a opção de voto também pela internet, bastando acessar as listas de demandas pelos sites www.ppp.rs.gov.br ou www.consultapopular.rs.gov.br , até as 24h. A operação exigirá digitação dos números da carteira de identidade e do título de eleitor. Para quem não lembrar da numeração, haverá um link para consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em Porto Alegre, a população contará com 400 urnas, distribuídas em locais como Palácio Piratini, Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), Instituto de Previdência do Estado (IPE), TudoFácil, Assembleia Legislativa, Prefeitura e em dez centros administrativos regionais. Haverá urnas também na Esquina Democrática, no Mercado Público, na Câmara de Vereadores e no Quartel General da BM.
Fora da área central, a votação poderá ser feita ainda nos bairros Restinga (Extremo Sul) e Lomba do Pinheiro, na ilhas Pavão, Flores e Pintada, no Hospital Pronto Socorro, na sede do Dmae e nas capatazias do DMLU, em centros da Fasc, em 70 unidades da BM, no Palácio da Polícia, na Academia de Polícia, na sede do Departamento de Polícia Metropolitana e em mais 46 delegacias de pronto atendimento.
Fonte: Site do Estado