Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Conselho Regional de Odontologia pede apoio à SSP no combate ao exercício ilegal da profissão

Publicação:

Nesta tarde de segunda-feira (26/05), no gabinete do secretário-adjunto da Segurança Pública do RS, Dagoberto Albernaz Garcia recebeu a direção do Conselho Regional de Odontologia do Estado, na pessoa do presidente, Joaquim Guilherme Cerveira, da conselheira Maria Rita Ibañes de Lemos e do secretário, Flávio Borcella. A reunião teve como objetivo principal dar a conhecer aos responsáveis pelos órgãos de Segurança Pública, a proliferação dos casos de exercício ilegal da profissão de cirurgião-dentista, a apresentação de provas fotográficas dos envolvidos e a solicitação das providências cabíveis.

De acordo com a secretária do CRO, Maria Rita Lemos, o Conselho tem recebido denúncias freqüentes quanto à atuação de falsos profissionais, em vários municípios do RS, tais como, Tapes, São Gabriel, Vacaria, Muitos-Capões, Rosário do Sul, Lagoa Vermelha e, inclusive, na área da Grande Porto Alegre, em Cachoeirinha. Graças às denúncias de pacientes vítimas desses falsários, e o trabalho do setor de fiscalização do CRO, foi feito o registro fotográfico dos rostos, das instalações e locais onde atuam os criminosos.

Além da questão jurídica, relacionada ao exercício ilegal de profissão regulamentada, da prática de falsidade ideológica e, em alguns casos, de formação de quadrilha, o CRO alerta para o risco que corre a população. Segundo Maria Rita Lemos, são muitos os casos de contaminação com o vírus da hepatite, por exemplo, e de outras infecções decorrentes da falta de esterilização de materiais e de procedimentos inadequados, principalmente extrações dentárias.

O secretário-adjunto, depois de observar com atenção os documentos e fotos, sugeriu aos dirigentes do CRO a montagem de um dossiê, a ser encaminhado ao Setor de Inteligência da Polícia Civil. O material será entregue ao delegado Adalberto Abreu de Oliveira, diretor do DISP (Departamento de Inteligência da Segurança Pública), que esteve presente à reunião e fará o andamento do processo de investigação e identificação dos suspeitos. Por sugestão do major De León, também ligado ao DISP, o secretário-adjunto, Dagoberto Garcia, reforçou a idéia da SSP de disponibilizar o serviço disque-denúncia, telefone 181, para receber e registrar os casos de prática ilegal que mobilizam o Conselho Regional de Odontologia do RS e que, por sua vez, deverá incluir o 181 nas campanhas de esclarecimento à população a serem lançadas em breve.  

Secretaria da Segurança Pública