Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Comunidade de Ivoti reivindica efetivo para controle do sistema de vídeo-monitoramento

Publicação:

Na tarde desta terça-feira (18/03) o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann recebeu em seu gabinete a prefeita de Ivoti, Maria de Lourdes Bauermann. Acompanhada do presidente do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública (Consepro) do município, Luiz José Coelho, a administradora apresentou ao secretário a proposta de ajuste no texto do acordo firmado entre o Estado e a Prefeitura, com relação ao sistema de vídeo-monitoramento instalado na cidade.

Na análise do presidente do Consepro é necessário que fique clara a responsabilidade do Governo quanto ao fornecimento de servidores para o controle das oito câmeras de vigilância espalhadas em pontos estratégicos.Segundo Coelho, apesar da proximidade de Novo Hamburgo e Estância Velha, municípios com altos índices de criminalidade, “Ivoti faz um trabalho exemplar na área da Segurança Pública, onde empresários e o poder público desenvolvem uma parceria constante no apoio às medidas de repressão ao crime”. Ivoti conta com um efetivo de 18 PMs empenhados no policiamento urbano. De acordo com a Prefeitura, o número ideal é 27. Desses, no mínimo cinco são necessários para o controle do equipamento de vídeo.

O secretário Mallmann salientou a importância do engajamento de toda a comunidade no âmbito da Segurança Pública: “um dever do Estado, mas também um direito e responsabilidade de todos os cidadãos de bem”. Mallmann agradeceu a iniciativa da prefeita e do Consepro de Ivoti, no encaminhamento das reivindicações, ainda que o município seja considerado um modelo em termos de policiamento ostensivo. Garantiu que a proposta de reestruturação das corporações, Polícia Civil e Brigada Militar vai devolver às ruas um grande número de PMs, hoje dedicados a funções burocráticas, criar Centrais de Polícia bem aparelhadas e com material humano suficiente para a missão investigativa da Polícia Civil.

A comitiva de Ivoti, neste encontro com o secretário Mallmann, contou com a presença e o apoio do deputado estadual João Fischer. Ivoti é município da região do Vale dos Sinos, com uma população de 17.443 habitantes (2004) e distante 46 Km de Porto Alegre.

 

  
Secretaria da Segurança Pública