Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Comunicação da SSP adota padrão de acessibilidade para publicações no site e nas redes sociais

Publicação:

Ilustração simula enquadramento bem fechado da foto de um teclado de computador. Três teclas estão em destaque. A 1ª é branca e traz o logo da SSP. A 2ª é azul, com símbolo de orelha recebendo ondas de áudio. A 3ª é azul com a silhueta de cego de bengala.
Descrição de imagens permite que pessoas com deficiência visual também tenham acesso ao conteúdo - Foto: Arte: Carlos Ismael Moreira

A divulgação de notícias sobre as medidas e projetos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) está mais inclusiva. A partir dessa quinta-feira (6/8), todas as publicações de matérias no site e os compartilhamentos de informações nas redes sociais oficiais da pasta passarão a utilizar mecanismos de acessibilidade para descrição de imagens ao público com deficiência visual.

A medida é uma ação do Departamento de Comunicação da SSP e tem o objetivo de levar as informações de interesse público divulgadas pela pasta também às pessoas com dificuldades de visão. A iniciativa vai ao encontro das ações do terceiro eixo do Programa RS Seguro, de qualificação do atendimento ao cidadão.

Atualmente, a maioria dos computadores e smartphones possui aplicativos de acessibilidade que permitem aos cegos ouvir em áudio a leitura de textos escritos, mas para as imagens os recursos automatizados de descrição ainda são bastante limitados. Para quebrar essa barreira, as principais plataformas de redes sociais oferecem campos específicos em que o autor da publicação pode fazer uma breve descrição de gráficos, ilustrações ou da cena nas fotos incluídas, mas ainda são poucas as organizações e usuários que utilizam esse recurso.

Dessa forma, ao adotar o padrão de acessibilidade, com descrição em todas as imagens utilizadas, a Comunicação da SSP torna o conteúdo disponível também para as pessoas com deficiência visual e contribui para incentivar outros órgãos públicos, organizações do setor privado e mesmo indivíduos a utilizarem essas ferramentas de inclusão. A medida será adotada nas imagens publicadas nas contas da Secretaria no Facebook (@SegurancaPublicaRS), no Twitter (@SSP_RS) e no Instagram (@ssp_rs).

Para além das redes sociais, a acessibilidade na divulgação de imagens também é agora característica padrão das notícias no site da SSP. As fotografias, gráficos e ilustrações que acompanham as matérias no portal, e hoje já levam a tradicional legenda jornalística, passarão a ter ainda uma descrição do que é mostrado na imagem, de forma que os cegos também possam acessar esse conteúdo.

Por exemplo: na imagem abaixo, recentemente utilizada em uma matéria sobre entrega de equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar, a legenda foi “CBMRS ainda recebeu três drones DJI Phantom 4, doados pela Receita Federal”. Além desse texto, o leitor com deficiência visual receberá também a seguinte descrição da cena na foto: “Em primeiro plano, drone DJI Phantom 4, doado pela Receita Federal. Ao fundo, caminhão do CBMRS com banners da corporação e da Defesa Civil”.

Em primeiro plano, drone DJI Phantom 4, doado pela Receita Federal. Ao fundo, caminhão do CBMRS com banners da corporação e da Defesa Civil.
CBMRS ainda recebeu três drones DJI Phantom 4, doados pela Receita Federal - Foto: Divulgação/CBMRS

Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública