Comitê Em Frente Mulher programa lives para todo mês de março
Encontros irão acontecer sempre nas segundas-feiras, às 18 horas
Publicação:
No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Em Frente Mulher) programa uma série de encontros virtuais para abordar temas atuais do combate à violência de gênero. A série de lives começa na próxima segunda-feira (1º/03), às 18 horas, e será transmitida na página do Facebook do Governo do Estado
O tema do primeiro encontro será As Faces da Violência Doméstica e terá a participação da titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher da comarca de Porto Alegre, juíza Márcia Kern, da diretora do Instituto Avon, Daniela Marques Grelin e da atriz, diretora e produtora Deborah Finocchiaro, da websérie Confessionário.
Em um país em que a violência contra a mulher é tradicionalmente naturalizada, o debate de abertura da programação de março busca encontrar as raízes desse problema para transformar a cultura e desconstruir o comportamento violento da sociedade. Prevenir e combater a violência contra as mulheres é uma tarefa complexa e exige, como política pública, a articulação de uma ampla rede integrada de atenção à mulher que vive em situação de violência.
Ainda na sua forma típica, a violência doméstica contra a mulher envolve atos repetitivos, que vão se agravando, em frequência e intensidade, como coerção, cerceamento, humilhação, desqualificação, ameaças, agressões físicas e sexuais variadas. Além do medo constante, esse tipo de violência pode resultar em danos físicos e psicológicos permanentes.
Engajamento no combate a violência
O Instituto Avon desde 2008 aborda enfaticamente a temática da violência contra a mulher com atuação nas mais diversas áreas, articulando ações e promoções e apoiando projetos com a temática. Em 2019 a empresa conquistou o prêmio bronze, no festival de Leão de Cannes, com a campanha Você não Está Sozinha. Na iniciativa são abordadas sete situações de violência doméstica, sob a ótica da única testemunha do crime, um objeto da casa. As histórias foram pautadas nas características de crimes de Maria da Penha: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
A diretora, produtora e atriz, Deborah Finocchiaro, desenvolveu, em meio a quarentena pela pandemia do novo coronavírus, a websérie Confessionário – Relatos de Casa. A produção brasileira aborda a violência doméstica através de diversos relatos de vítimas adaptados para monólogos interpretados por atrizes. Uma segunda temporada da produção estreou em fevereiro no instagram do projeto.
Confira a programação completa:
01/03 – As faces da violência doméstica
- Marcia Kern – Juíza designada do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher da comarca de Porto Alegre
- Daniela Grelin – Diretora Executiva do Instituto Avon
- Deborah Finocchiaro – Atriz , diretora e produtora da Websérie Confessionário
08/03 – O que é feminismo?
- Paola Pinent – Advogada e membro da Rede Minha Porto Alegre
- Joanna Burigo - Fundadora da Casa da Mãe Joanna – Comunicação e Educação Feminista sobre Gênero
- Fernanda Bastos - Jornalista, poeta, tradutora e editora; CEO da Figura de Linguagem
15/03 – Como proceder em uma situação de violência?
- Jeiselaure Rocha de Souza – Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do RS/Polícia Civil
- Ivana Bataglin – Promotora de Justiça, da Promotoria de Justiça Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Alegre.
- Carolina Almeida Rodrigues – advogada do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado
- Major Karine Pires Soares Brum - Coordenadora Estadual das Patrulhas Maria da Penha/BM
22/03 – Violência doméstica na pandemia
- Fabiana Pajel – Juíza do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Canoas
- Bianca Feijó – Diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da SJCDH
- Maiaja Franken de Freitas – Presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA)/ OAB Passo Fundo e Coordenadora do GT em Defesa das Mulheres, CMA OAB Seccional RS
29/03 – Masculinidade tóxica e Grupos Reflexivos de Gênero
Participação
- Clarissa Lima – Assessora de Diversidade na SEDAC
- Lucas Motta Brum – Psicólogo clínico e Mestre em psicologia, co-Fundador do coletivo ConversAe
- Madgéli Frantz Machado - Juíza de Direito Titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de POA
Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom SSP