Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Centro Integrado de Operações é inaugurado em Bento Gonçalves

Publicação:

O CIOp é composto por nove monitores que recebem imagens de 30 câmeras do município, que devem ser ampliadas em breve.
O CIOp é composto por nove monitores que recebem imagens de 30 câmeras do município, que devem ser ampliadas em breve. - Foto: 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas
Por 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas

Foi inaugurado nessa quarta-feira (6) o Centro Integrado de Operações (CIOp) no município de Bento Gonçalves. O CIOp foi viabilizado por meio de aporte financeiro  da iniciativa privada, no valor aproximado de R$ 250 mil, tendo como principais colaboradores o CONSEPRO e CIC do município, SINDIMOVEIS e AMOVERGS. A cerimônia contou com a presença do comandante geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, do comandante do 3º BPAT, tenente coronel Glauco Alexandre Braga e autoridades locais.

De forma pioneira no Estado, o CIOp conta com um sistema de videowall composto por nove monitores de 47 polegadas para monitorar as imagens das 30 câmeras existentes no município, as quais serão ampliadas em breve. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, estas câmeras terão softwares analíticos, sinópticos e LPR leitores de placas.

Pela primeira vez no Estado, câmeras terão softwares analíticos, sinópticos e LPR leitores de placas.
Pela primeira vez no Estado, câmeras terão softwares analíticos, sinópticos e LPR leitores de placas. - Foto: 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas

O sistema auxiliará na localização de forma preventiva e repressiva de pessoas e veículos envolvidos em delitos na região coberta pelas câmeras. Esta é o primeiro passo para o cercamento eletrônico da região, que através do CISGA (Consórcio Intermunicipal) já adquiriu 42 câmeras com sistema de leitura de placas para os principais acessos dos 14 municípios da serra que compõem o consórcio.

A sala onde o sistema é operado leva o nome da 3º Sgt Eli Rosane do Carmo Robalo, que dedicou 25 anos à instituição, que faleceu no corrente ano.

Secretaria da Segurança Pública